Concreto define arquitetura de anexo em Portugal

8-682x1024.jpg

Chamados a reformar um antigo pombal nos fundos do terreno de uma casa em Braga, Portugal, os arquitetos do escritório AZO Sequeira Arquitectos Associados propuseram uma utilidade diferente para a construção: o anexo se transformaria em uma sala de jogos para as crianças, bem como um espaço de apoio para a piscina da morada.

Como definem os autores do projeto, “este foi um desenho embalado pela emoção. Queríamos reproduzir uma sala de jogos inspirada pela fantasia, e também pela memória dos sonhos infantis.” Desta forma, a solução encontrada foi fazer com que o volume principal parecesse estar flutuando sobre a sua base, como uma casa de árvore. Aqui, o desafio foi fazer com que o bloco único de concreto continuasse parecendo algo leve e desconectado do solo.

Para os interiores – feitos quase que exclusivamente de pedra e madeira -, os arquitetos imaginaram um ambiente completamente vazio e ausente de supérfluos ou elementos decorativos. A intenção era que as próprias crianças fossem decorando o espaço com seus brinquedos e trabalhos escolares.

Alguns elementos originais da construção foram preservados – a exemplo da janela triangular por onde entravam, no passado, as pombas. Revestimentos e elementos construtivos locais foram utilizados para que a construção, apesar de seu minimalismo contemporâneo – não se destacasse do restante da paisagem. [Marcos Zeitoune ]

Arquitetura: AZO Sequeira Arquitectos Associados
Autor do projeto: Mário Sequeira
Localização: Braga, Portugal
Área construída: 54 m²
Fotos: Nelson Garrido / Divulgação

Anúncios

Um comentário sobre “Concreto define arquitetura de anexo em Portugal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.