Nova campanha da Zara traz apenas mulheres com mais de 40 anos. Mas nem tudo é perfeito

destaque_c.jpgMalgosia Bela, Yasmin Warsame e Kristina de Coninc posam para a marca espanhola.


Quando se fala de diversidade na moda, raramente lembramos que mulheres mais velhas também deveriam ser incluídas em campanhas, anúncios e desfiles. Afinal de contas, idade é só um número.

Nessa direção, a Zara fez uma bela campanha apenas com modelos acima de quarenta anos. Kristina de Coninck (53), Malgosia Bela (40) e Yasmin Warsam (41) são os três rostos da coleção de outono/inverno chamada “Timeless” (“eterno”, em tradução livre), e vestem sobretudos, casacos e jaquetas maravilhosos, que combinam com o clima frio do Hemisfério Norte.

É uma iniciativa positiva da marca espanhola, a qual ajuda a aumentar o número de mulheres com mais 40 anos em propagandas de moda. Segundo o site Fashion Spot, que fez um levantamento sobre a diversidade nos anúncios do mundo fashion durante o outono dos Estados Unidos. Das 457 modelos escaladas, mulheres mais velhas foram 14 delas, um número maior do que o encontrado nas peças publicitárias da primavera, quando apenas 2 mulheres com mais de 40 anos protagonizaram algum anúncio.

No Instagram da marca, as três modelos falaram sobre diferentes temas, cada uma dando seu ponto de vista sobre cinema, moda, viagem e envelhecimento.

Timeless | a conversation with Yasmin Warsame. Check more at zara.com

A post shared by ZARA Official (@zara) on

Tradução: “Viajar, só por viajar, transforma você, muda quem você é. Você não é mais o mesmo. Por isso, eu sempre digo às pessoas: por favor, viagem. Experimentem seres humanos em diferentes cenários, em diferentes atmosferas e situações. Há uma mudança sutil que afeta as pessoas. Você muda de uma maneira pequena, mas você não é mais o mesmo”.

Timeless | a conversation with Kristina de Coninck. Check more at zara.com

A post shared by ZARA Official (@zara) on

Tradução: “Quando você vê filmes, a forma como as pessoas se vestem… Isso sempre me interessou muito. As saias longas, as românticas camisetas. Eu me lembro quando saí pela primeira vez, eu usei meu uniforme da escola. Naquela época, na Bélgica, nós usávamos saias azul marinho e camisas brancas. Isso nos fazia bem também”.

Timeless | a conversation with Malgosia Bela. Check more at zara.com

A post shared by ZARA Official (@zara) on

Porém, Malgosia Bela deu um depoimento não muito agradável sobre o processo natural de envelhecer. Embora ela tenha dito que prefere a si mesma hoje do que há 10 ou 20 anos, ela também contou que “seria ótimo não envelhecer e ficar feia”. “Mas o processo mental só melhora”, completou. “É um paradoxo: mais confiança, mas você envelhece”.

Embora seja seja a visão particular dela sobre a questão, é decepcionante que a Zara tenha escolhido esse trecho para veicular em suas redes sociais. É triste porque reforça o pensamento de que mulheres mais velhas não são bonitas. E como vivemos em um mundo em que ainda valoriza muito as mulheres pela aparência, a frase vai na contramão da mensagem que a campanha se propõe a transmitir.

Nem tudo é perfeito nessa iniciativa, mas se algo bom podemos tirar dela, é que a indústria da moda poderia seguir o exemplo da empresa espanhola e incluir mais mulheres com mais de 40 anos em seus  anúncios e desfiles. Diversidade é sempre um plus. E tomara que esteja se tornando tendência. []

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s