Verde até no teto: pintura realça décor e obras de arte

Reforma de apartamento harmoniza arquitetura e acervo dos moradores

apartamento-peach-verde-03Não há como ficar indiferente ao verde que recobre as paredes e, em alguns casos, até o teto deste apartamento de 365 m² no bairro do Jardim Paulista, em São Paulo. O tom escolhido pelas arquitetas do Peach Arquitetura e Design, responsáveis pelo projeto, é pano de fundo para as obras dos moradores, um casal de executivos da área de finanças, apreciadores de arte e de design.

“Além das luminárias da Recca, que dão um toque especial ao ambiente, o destaque do apartamento fica justamente para a curadoria das obras e sua disposição no espaço”, dizem as profissionais, que se inspiraram no trabalho da arquiteta e designer de interiores francesa Charlotte Perriand (1903-1999) para compor o décor do imóvel.

O projeto, assinado por Gabriela Müller, Christiana Matos e Carolina Caetano, nasceu com a necessidade de criar novos espaços, sem quebra de paredes. “Alcançamos esta meta com o aproveitamento dos desníveis dos ambientes já existentes e inserindo cor nos tetos e paredes”, contam.

Elas criaram uma grande caixa na cor verde inglês para definir um novo espaço. “Escolhemos especialmente esse tom porque ele remete não só à tradição e à nobreza inglesa, mas também à riqueza e à abundância das florestas brasileiras. Desta forma conseguimos fazer a ligação com os diversos tipos de mobiliário, que variam entre o moderno clássico e o tradicional brasileiro, e a coleção de obras de arte dos moradores.”

Com o layout renovado, as arquitetas separaram as obras de arte por tema, tipo e tamanho, para uma ampla visualização do ambiente e do acervo do casal. “Trabalhamos um layout multiuso, menos formal, como a vida moderna deve ser. Não há um espaço definido, por exemplo, para o piano ou para a mesa de café e de jogos.”

Assim, móveis de família convivem bem com o aparador vermelho de aço, da mesma forma que as pinturas de alto valor comercial se misturam às litogravuras e fotografias mais contemporâneas. “A história da família pode ser contada em um passeio pela casa”, resumem as arquitetas. [Casa Vogue I Fotos Haruo Mikami]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.