Noruega vai gastar US$ 13 milhões para atualizar “cofre do apocalipse”

Bunker armazena e protege plantas do mundo todo em caso de desastre global

CkgtZHzWUAUMduHHá 10 anos, a Noruega construiu o Svalbard Global Seed Vault, que nada mais é que um cofre de sementes para nos salvar de uma eventual catástrofe global. Situado numa ilha remota entre a Noruega e o Pólo Norte, em uma mina de carvão abandonada, o silo armazena e protege plantas do mundo todo caso haja um desastre global natural ou provocado pelo homem.

Assim, caso o aquecimento global mate certas culturas, por exemplo, os governos poderão solicitar sementes do cofre para reiniciar suas indústrias agrícolas.

Acontece que o cofre está precisando ser atualizado, e isso custará US$ 12,7 milhões ao país. Segundo o governo norueguês, as atualizações incluirão a construção de um novo túnel de acesso e um edifício de serviços que abrirá “unidades de energia e refrigeração de emergência e outros equipamentos elétricos que emitem calor através do túnel“.

Segundo Jon Georg DaleMinistro da Agricultura e Alimentação da Noruega,  as obras começarão em breve e visam “proteger todo o material genético que é crucial para a segurança alimentar global“.

O cofre tem capacidade para armazenar 4,5 milhões de variedades de culturas e, atualmente, possui mais de 890 mil amostras de quase todos os países do mundo.

No ano passado, o derramamento de permafrost (tipo de solo da região do Ártico) causado por temperaturas quentes penetrou no cofre, mas, felizmente, a água não o inundou. [Soraia Alves]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s