Skip to content
Anúncios

Como os penteados de Lupita Nyong’o são uma forma de empoderamento?

120317-lupita-nyongo-cabelo4-590x384

Os penteados incríveis de Lupita Nyong’o


Lupita Nyong’o no tapete vermelho é sempre uma visão. Mais do que os looks sempre certeiros, a atriz também arrasa nas escolhas de beleza. Na última edição do Oscar, o cabelo foi destaque: a musa escolheu homenagear um estilo de cabelo ancestral da região de Ruanda, o Amasunzu. O penteado tradicional era usado por poderosos líderes e nobres além de mulheres solteiras, indicando aos potenciais pretendentes que estavam na idade de casar. Hoje em dia, os jovens usam esse estilo como forma de auto-afirmação.

A atriz também celebrou a cultura africana na estreia de “Pantera Negra” em LA com um cabelo escultural inspirado nas fotografias do nigeriano J. D. ‘Okhai Ojeikere que retratava penteados dos povos Fulani, ou Fulas, espalhados em países da África Ocidental, na África Central e no Norte de África sudanesa. O responsável pela criação dos dois looks é o hairstylist Vernon François, que trabalha há anos com Lupita.

É muito inspirador que mulheres como Lupita valorizem a textura e a forma de seus fios, especialmente em festas onde raramente se vê o cabelo crespo tão em evidência. Representatividade importa! Nyong’o passou por um episódio recente na publicação italiana “Grazia” que modificou digitalmente as madeixas da atriz sem autorização prévia.

Por outro lado, a revista americana especializada em beleza “Allure” colocou a bela na capa da sua edição de março com o tema “A Cultura do Cabelo“. Em entrevista, Lupita fala sobre sua relação com as madeixas e com Vernon: “Agora amo meu cabelo. Adoro porque também consegui abraçar as coisas que ele pode fazer. É como argila. Ela pode ser suja nas mãos erradas, mas pode ser arte nas mãos certas”. Inspirador. [Lilian Pacce]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: