Feira de design em Nova York promove o design independente

Confira aqui os highlights da Wanted Design Manhattan
Por Natália Martucci de Nova York

Wanted Design é uma plataforma dedicada a promover o design que organiza uma exposição anual que faz parte da NYCxDesign, a semana de design de Nova York. A edição desse ano terminou dia 22 de maio e aconteceu no Terminal Stores em Manhattan e no Brooklin. Como de costume, apresentou sua dose usual de descobertas de design direto dos estúdios.

01_zero_waste_
Wanted Design 2018 (Foto: Natália Martucci e divulgação)
Zero Waste Bistro

Uma iniciativa do Instituto Cultural Finlandês em Nova York, em parceria com o time por trás do aclamado restaurante finlandês Nolla, o Zero Waste Bistro é um restaurante pop-up de 4 dias montado na Wanted Design NY,  focado na economia circular, inovações de materiais e design sustentável. O bistrô foi construído com materiais reciclados e recicláveis, que contribuem com futuro de desperdício zero e mobiliado com móveis de longa duração. A comida produzida, preparada e servida com filosofia de desperdício zero, propõe um novo padrão para indústria de restaurantes.

02_fresh_from_brasil_2
Wanted Design 2018 (Foto: Natália Martucci e divulgação)
Fresh From Brasil

Uma iniciativa da Associação Objeto Brasil com apoio da Apex, da Secretaria de Turismo de Brasilia e do Consulado Geral do Brasil em Nova York, a exposição trouxe o melhor do design brasiliense para a cidade. Brasília, que traz o design e arquitetura no seu dna, foi escolhida cidade criativa pela Unesco, no campo do Design. Foram selecionados produtos de Aciole Felix, Studio Maré, Danilo Vale, Marcelo Coelho, Rafaela Gravia, Renata Brazil, Toninho Euzébio, Luiz Antonio Gomes, Thais Fread, POMB, Joana Prudente e Nazareth Pinheiro; todos que de alguma forma fizessem presentes o dna da cidade em seus desenhos.


03_design_chileno_1
Wanted Design 2018 (Foto: Natália Martucci e divulgação)
Design chileno

O design chileno estava bem representado através das luminárias de cerâmica handmade de Maia Design, os contenedores de madeira Paloma de Krause Chavarri e das luminárias de 1 a 10 design, todos feitos com materiais naturais do país.


04_design_colombiano_1
Wanted Design 2018 (Foto: Natália Martucci e divulgação)
Design colombiano

Com as luminárias Quinde, o designer Jose Duenas, buscou uma integração de processos artesanais e novas tecnologias. Já a série Especias, uma série de recipientes para temperos inspirada na culinária colombiana, Andres Hincapié Arquitectos, usou eucalipto cultivado, ferramentas manuais e acabamentos naturais deixando 0 de pegada de carbono.


05_studio_lani
Wanted Design 2018 (Foto: Natália Martucci e divulgação)
Studio Lani

O Studio Lani, da Nigeria, criou os Talking Stools para propor um uso diferente as ancestrais esteiras feitas a mão na comunidade Ogotun, no sudeste do país. Para conseguir produzir os móveis, a designer nos contou que trabalhou com produtores locais de sapatos.


06_yuko_2
Wanted Design 2018 (Foto: Natália Martucci e divulgação)
Yuko Nishikawa

A designer japonesa baseada em Nova York criou a coleção de objetos cerâmicos Possibly Tools inspirada em uma exposição de artefatos antigos vista no Met em Nova York, onde as funções desses objetos eram sugeridas. A ideia é que o público imagine possíveis funções para esses objetos.


07_brave_matter_3
Wanted Design 2018 (Foto: Natália Martucci e divulgação)
Brave Matter

As cerâmicas do estúdio de design californiano Brave Matter tem grande pesquisa métodos de fabricação e composição de materiais. A coleção Necessary Objects é uma coleção de utilitários feita em cerâmica e madeira.


08_istambul_2
Wanted Design 2018 (Foto: Natália Martucci e divulgação)
Istambul Design Collective

O coletivo turco mostrou designers independentes e já estabilizados, sempre com trabalho ligado a artesãos locais, estimulando o diálogo entre a tradição e a modernidade. A poltrona-tapete Lotus oferece um espaço de descanso no chão, usando um tapete cortado de modo a criar tridimensionalidade. A Cyclopedia de Merve Kahraman é uma estante móvel, inspirada no design das bicicletas dos anos 1870.


09_esculturas_luminosas_3
Wanted Design 2018 (Foto: Natália Martucci e divulgação)
Esculturas luminosas

A Light Cage é uma das esculturas criadas pelo Luvere Studio, misturando plantas e iluminação, explorando a relação entre tecnologia e natureza.


10_aleta_glass_e_priscila_rug_2
Wanted Design 2018 (Foto: Natália Martucci e divulgação)
Aleta Glass, de Emma Boomkamp

A coleção Aleta Glass é feita a mão no México e inspirada nas criaturas marítimas. Cada peça é única, feita de vidro reciclado, preservando suas imperfeições. Composta de uma jarra e três tamanhos de copos e três cores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s