MCB abre exposição inspirada na obra de Le Corbusier

‘Experimentando Le Corbusier – Interpretações contemporâneas do modernismo’ reúne experiências de diversos artistas com a obra do arquiteto
Por Giovanna Maradei I Fotos: Reprodução

id_visual_expoFocando no pensamento de Le Corbusier para além da arquitetura, o Museu da Casa Brasileira inaugura no próximo dia 16 de junho a exposição ‘Experimentando Le Corbusier – Interpretações contemporâneas do modernismo’. A mostra reúne profissionais que revivem o pensamento revolucionário do arquiteto franco-suíço e, com curadoria de Pierre Colnet e Hadrien Lelong, da Cremme – Editora de Mobiliário, apresenta uma reflexão sobre o modernismo no Brasil.

Dispostos a manter vivo o pensamento moderno e revolucionário de Le Corbusier, os artistas e designers se inspiraram nas mais diferentes fontes. Uma conversa entre Paulo Mendes da Rocha e Catherine Otondo foi o ponto de partida das ilustrações de Alexandre Benoit, por exemplo. Já as Peças da Oficina de Marcenaria, elaboradas em parceria com o Instituto Leo, trazem uma releitura do modernismo por meio da concepção de móveis. E os Irmãos Campana marcam presença ocupando o jardim do Museu com a instalação Taquara.

Os arquitetos, por sua vez, traçam uma reflexão sobre a atual repercussão do processo modernista no território nacional, tomando como base o artigo do filósofo francês Mickaël Labbé, desenvolvido especialmente para a mostra no MCB.

“Nos trabalhos expostos, temos um desafio: as várias disciplinas que se entrecruzam nos campos do design e da arquitetura, permeados pela experimentação técnico-artística. Uma oportunidade para observar a diluição de suas fronteiras, cada vez mais tênues, na contramão do mundo das especializações”, comenta Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB.

O Museu da Casa Brasileira fica aberta de terça a domingo, das 10h às 18h e o ingresso sai por R$10.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s