Segundo a ONU, nenhuma nação conseguiu eliminar a discriminação contra mulheres

Conclusão foi feita por especialistas das Nações Unidas em relatório feito em Genebra, na Suíça

B88211661Z.1_20180531140644_000_GV66TUT4.3-0_Super_Portrait.jpg
Na Irlanda do Norte, mulheres protestam a favor da liberação da pílula abortiva (Foto: Charles McQuillan/Getty Images)

Há exatamente 25 anos atrás, no dia 25 de junho de 1993, a ONU criou a Declaração e Programa de Ação de Viena. Nela, destacam-se os direitos das mulheres como “uma parte indivisível dos direitos humanos”. Mas será que isso foi cumprido. A resposta é não.

Os especialistas das Nações Unidas Alda Facio, da Costa Rica, Meskerem Geset Techane, da Etiópia, Melissa Upreti, do Nepal e dos EUA, Ivana Radacic, da Croácia, e Elizabeth Broderick, da Austrália, em relatório feito em Genebra, na Suíça, disseram que nenhum país eliminou com sucesso a discriminação contra a mulher ou alcançou a plena igualdade de gêneros. Para eles, a poligamia, o casamento infantil, a mutilação genital feminina, os crimes de honra e a criminalização das mulheres por comportamento sexual e reprodutivo são problemas graves ainda não solucionados. O documento mostra, ainda, que houve um aumento do autoritarismo, de crises econômicas e da desigualdade que colocaram desafios consideráveis para alcançar e consolidar os direitos femininos.

Entre os avanços dos últimos anos, o grupo cita os “passos importantes” dados em diferentes regiões em prol dos direitos femininos. Os mais recentes são esforços alcançados por meio do voto popular e de ações legislativas e judiciais, em especial para garantir direitos reprodutivos. Mas considera lentos os progressos quanto aos direitos das mulheres e à plena igualdade, e que as realizações até agora conquistadas correm o risco de serem revertidas. [Marie Claire]

Anúncios

Um comentário sobre “Segundo a ONU, nenhuma nação conseguiu eliminar a discriminação contra mulheres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s