Décor minimalista: o apartamento da estilista Renata de Goeye em São Paulo

A estilista levou para a decoração de seu apartamento em São Paulo o amor por materiais naturais, as referências da infância na África e a modelagem minimal, que é a cara da De Goeye, grife que comanda ao lado da irmã Fernanda
Por Ana Carolina Ralston

Sem título.jpg
Renata veste look De Goeye na sala de estar de seu apartamento, no bairro dos Jardins, em São Paulo. (Foto: André Klotz)

Renata de Goeye tinha apenas quatro meses quando o pai, Alfredo, foi transferido pela multinacional em que trabalhava para a Nigéria, na África. “Moramos em Lagos por quatro anos”, me conta a estilista paulistana, de 38 anos, com uma xícara de café nas mãos, sentada na sala de seu iluminado apartamento, onde mora com o marido, o empresário Tonico Grisi, e os dois filhos João, de 4 anos, e Manuela, de 2, no bairro dos Jardins, em São Paulo.

Apesar das poucas lembranças que Renata carrega da época, a experiência marcou a família. “Minha mãe, Yvonne, é a grande referência que tenho como mulher, e ela abraçou com tudo a cultura africana, tanto nas roupas que veste quanto na decoração, que, mais tarde, transformou em negócio. Isso acabou levando a mim e minhas irmãs para o mesmo caminho.”

A influência do continente está por todos os cômodos do apartamento de 350 m², das máscaras talhadas em madeira penduradas na sala de estar aos livros nas mesas de centro e aparadores, passando pela estamparia de cadeiras e tapetes. Para unir com frescor essas referências, Renata convidou a arquiteta Carolina Maluhy para reformar o espaço e desenhar alguns móveis, entre eles a mesa redonda da sala de jantar. “Temos um gosto parecido. Assim como eu, Carolina pesquisa e usa materiais naturais, entre eles, a palha, a pedra, a madeira e o algodão. É a partir desse tipo de matéria-prima que crio muitas das roupas da De Goeye”, diz ela, que, ao lado da irmã mais velha, Fernanda, comanda desde 2016 a grife. A caçula, Claudia, acaba de retornar à marca para cuidar da área administrativa. “Somos muito ligadas e temos gostos parecidos. Trabalhamos muito bem juntas”, diz Renata.

A relação próxima marcou a vida profissional do trio. Recém-formada em jornalismo, Renata foi convidada por Fernanda para assinar o texto da abertura da extinta Raia de Goeye, marca criada por ela e Paula Raia, em 2000. “Na sequência, me candidatei à vaga de vendedora e logo me tornei modelo de prova”, conta. Não demorou para que a moda a fisgasse definitivamente. “Em poucos meses, passei para o outro lado do balcão e comecei a desenvolver os acessórios da grife, como bolsas, cintos e sapatos. Sempre tentava ir além, criando, inclusive, saídas de praia. Com os restos de tecido das coleções, desenhava saias, blusas e vestidos. Percebi que levava jeito.” O passo seguinte foi integrar de vez a equipe de estilo, contribuindo na modelagem e no desenvolvimento das peças que viraram desejo absoluto entre as paulistanas.

Após oito anos, Renata sentiu que era hora de seguir em voo solo. Criou então a Erre, em São Paulo, mais casual e despretensiosa, com looks para o dia a dia. “Vendia exatamente aquilo que queria vestir”, conta ela, que aprendeu tudo o que sabe sobre o ofício “colocando a mão na massa”. A área financeira foi assumida pela irmã Claudia, que dava os primeiros passos na moda. A dinâmica entre elas funcionou bem, e a Erre decolou. Do segundo andar da loja de decoração da mãe, a dupla se mudou para uma ampla casa, também no bairro dos Jardins, onde passou a receber seus clientes, muitos deles órfãos da Raia de Goeye, que fechou as portas em 2010.

Em 2013, com o crescimento da marca e a primeira gravidez de Renata, a rotina de trabalho ficou pesada para a dupla. “Não parávamos um minuto. Decidimos, então, que era hora de repensar o formato”, conta a estilista. Quando João completou seis meses, a família fez uma viagem pela Toscana. Lá, as irmãs perceberam que era hora de unir forças. “Comecei a insistir para que a Fernanda voltasse a desenhar. Ela foi minha grande inspiração para entrar nesse universo e é dona de um talento incrível. ”A viagem acabou, mas o sonho estava apenas começando a tomar forma. Foram quase dois anos de planejamento até que nasceu a De Goeye, uma parceria criativa entre Fernanda e Renata. Nela, a dupla apresenta peças atemporais feitas em tecidos nobres e modelagens mais minimalistas, seguindo o guarda-roupa chique e descontraído das irmãs. “Além do estilo, cuido do desenvolvimento das peças e da escolha dos tecidos. Sou apegada demais a esses materiais e vivo inventando algo para fazer com o que sobra deles.” Isso inclui reaproveitá-los, usando-os como cortina do quarto das crianças, criando uma sintonia perfeita entre moda e décor.


Assistente de foto: Wesley Emes
Beleza: Mari Kato
Assistente de beleza: Livia Tavares

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.