“Não lavar o rosto pela manhã me ajudou a evitar a acne”

Essa frase é da youtuber Cassandra Bankson e nos deixou bastante intrigadas. Entrevistamos uma dermatologista para investigar o hábito.
Por Julia Mello

elle-beauty12963-tif
(Josefina Bietti/ELLE)

Contraintuitivo. Essa palavra não sai do meu vocabulário desde que comecei a entrar no universo de “pessoas-que-não-lavam-o-rosto-com-sabonete-pela-manhã”. Ouvir a teoria ou aplicar na prática essa ideia de deixar de lado os fortes agentes limpantes vai contra a nossa intuição e também contra nossos hábitos, já que nos acostumamos a pensar que oleosidade se combate com sabão. Permita-se impressionar com a ideia de que, em alguns casos, a oleosidade da pele pode ser balanceada com produtos mais leves, e — pasmem — até mesmo com uma limpeza com óleos na rotina.

“A limpeza da pele tem como objetivo remover impurezas (suor, poluição, poeira, resíduos de produtos e maquiagem), reduzir a oleosidade quando existente e preparar a pele para os cuidados de tonificação e hidratação. Sendo assim, a principal hora que devemos valorizar este cuidado é na parte da noite — com exceção de quem trabalha nesse horário, claro”, conta a dermatologista Patrícia Silveira. Ela é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e aponta que a principal questão para quem quer uma nova perspectiva de seus hábitos é entender que, no quesito pele, menos pode ser mais.

“Segundo o conceito do slowbeauty, o exagero na rotina de cuidados da pele leva ao consumo desnecessário de produtos que não serão totalmente usados, além da exposição a múltiplas substâncias químicas, muitas vezes tóxicas e causadoras de alergias e irritações”, descreve.

A ideia de não lavar o rosto pela manhã, no entanto, passa longe de ser ideal para todas as pessoas ou todos os tipos de pele. Mas para querer testá-la, basta desejar entender o que uma rotina de beleza mais minimalista pode fazer por você.

E os argumentos são muitos: “a limpeza exagerada, desnecessária e frequente da pele leva ao seu ressecamento, e por vezes um rebote compensatório de oleosidade em peles com acne e seborreia”, descreve Patrícia. Isso mesmo: a pele acneica não necessariamente é oleosa (contraintuitivo, novamente!). “Usar produtos muito adstringentes e que removam demais a oleosidade da pele pode ser um erro, pois isso a deixará mais vulnerável, facilitando vermelhidões e irritações, e ainda pode estimular que a pele compense o excesso “limpeza”.

Quem deu esse exemplo com seu próprio rosto foi a youtuber Cassandra Bankson. “Eu parei de limpar o rosto pela manhã, e no começo foi enlouquecedor. Mas dar um tempo para a minha pele e optar por produtos mais naturais, aliado com o cuidado com stress e alimentação, ajudou a curar minha acne inflamatória”, conta ela. Cassandra começou pela falta de tempo para cuidados mais extensos e terminou ganhando autoconhecimento, simplicidade na rotina e, de quebra, uma pele renovada.

O que fazer, então, caso você esteja pensando em testar essa nova ideia? Patrícia explica: “A rotina de manhã pode ficar entre não lavar, lavar com água(que é mais para acordar), usar uma água micelar ou um tônico não alcoólico, ou usar um cleanser”. Depois disso, basta seguir com a rotina normal, com hidratação e fotoproteção. A exceção fica para quem usa substâncias fotossensíveis durante a noite, que podem reagir com a radiação solar. Nesses e em todos os outros casos, é imprescindível consultar seu dermatologista para entender se esse novo momento de beauté pode ser para você.

Quem quer ir além vai adorar ouvir sobre o Oil Cleansing Method, um método que utiliza apenas óleos para a limpeza da pele. Não é hidratação ou nutrição, é para limpeza mesmo. Ouvi dizer… contraintuitivo?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s