Gigantes de tecnologia podem precisar de regulação, diz presidente da FCC

Ajit Pai afirmou que empresas de tecnologia como Facebook, Twitter e Google oferecem pouca transparência sobre suas operações

fcc
Ajit Pai é presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês)

O presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), Ajit Pai,  afirmou nesta terça-feira, 4, que pode estar chegando a hora de gigantes de tecnologia como Facebook, Twitter e Google serem mais transparentes sobre como elas operam – o que pode resultar em regulamentações mais rígidas. A declaração aconteceu um dia antes de audiências no Congresso com executivos do Twitter e do Facebook, sobre questões de transparência.

Ele disse que, nos últimos anos, essas empresas ofereceram pouca transparência sobre seus trabalhos. Em uma postagem na plataforma Medium, Ajit Pai listou uma série de decisões envolvendo diversos assuntos, como algoritmos, moderação, uso de dados e privacidade, que não são explicadas para os consumidores.

“O público merece saber mais sobre como essas empresas operam”, disse, “e precisamos pensar seriamente se chegou a hora de essas empresas cumprirem novas obrigações de transparência”.

O presidente da FCC não costuma se pronunciar sobre o assunto. Por mais que essas empresas de tecnologia usem as redes que a sua agência regula, ele não atua diretamente na regulamentação das companhias de tecnologia.

Ajit Pai tem um discurso semelhante ao do presidente Donald Trump, que disse que as empresas de tecnologia são tendenciosas contra os conservadores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s