Alexandre Dumas inspira hotel em Paris

Decoração do Hotel Monte Cristo propõe passeio pelo universo do autor
Por Adriana Mori I Fotos: Christophe Bielsa/ Divulgação

hotel-monte-cristo-paris04Hotel Monte Cristo é sofisticação em estado puro, a começar por seu tema central: Alexandre Dumas e o Conde de Monte Cristo, uma de suas obras mais famosas. As viagens do herói e os universos do autor francês de pai nascido no Haiti são exóticos, exuberantes e cheios de detalhes, povoados por personagens bastante peculiares. Traduzidos para o hotel, tornam-se um convite para viajar (ou revisitar) no livro, seja pelos lounges ao melhor estilo francês em tons terrosos, pelos padrões orientais onipresentes ou pelos 50 quartos que contam, cada um a seu modo, um pouco da vida e principais inspirações de Dumas.

Instalado em um prédio do século XIX totalmente reformado no 5º Arrondissement e aberto no verão europeu deste ano, faz parte do grupo Les Hoteliers Impertinents, de Michel Delloye e Florian Bitker. Os interiores ficaram a cargo das decoradoras Delphine Sauvaget e Pauline d’Hoop, que assinam também o design dos móveis e objetos de iluminação, criados especialmente para o hotel e fabricados na Índia, Itália e Portugal. Essa modernidade se entrelaça ao ambiente de época original, proporcionado pelas mais de 200 peças garimpadas por Del´phine e Pauline em antiquários e mercados de pulgas.

Nas paredes e teto, os quadros, retratos e murais foram pintados à mão por Christoff Debusschere e seguem um guia de cores e temas criado para o Monte Cristo. Também exclusivas são os tecidos, tapetes e papeis de parede, criados pelo Atelier Deux-Cé. Inesperada, a piscina de 15 metros ocupa o subsolo, inserida em um oásis oriental revestido com zellij marroquino. Já no térreo, o Le 1802, primeiro bar de rum de Paris, rende homenagem às raízes caribenhas de Dumas. Arremates caprichados para uma imersão de respeito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s