Alta-costura: vestidos feitos à mão fazem retorno ao universo pop

Os desfiles de haute-couture voltam a emocionar e reafirmam a imponência
da moda como forma de arte
Por Ucha Meirelles

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Ucha usa Christian Dior e joias portuguesas do século 18 (Foto: João Bertholini)

O termo já é pomposo: haute couture. Só de ler em voz alta já somos transportados para a corte, os bailes reais e as semanas de moda em Paris. A bem da verdade, a alta-costura não fica longe desse imaginário dos contos de fadas. As peças são fruto de um trabalho artesanal em que até o avesso deve ser tão perfeito quanto o lado de fora da roupa.

O nascimento deste segmento da moda é atribuído ao inglês Charles Frederick Worth (1825-1895), que abriu sua primeira maison em Paris em 1858. Foi ele o responsável por vestir a Princesa Eugênia, esposa de Napoleão III, em festas e bailes luxuosos. Além disso, Worth foi o primeiro a realizar um desfile de moda com modelos em vez de cabides, como era de costume.

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Ucha Meirelles Alta-Costura (Valentino Couture / Outono-Inverno 2018) (Foto: Getty Images)
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Ucha Meirelles Alta-Costura – (Christian Dior em seu ateliê em 1952) (Foto: Getty Images)
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Ucha Meirelles Alta-Costura (Valentino Couture / Outono-Inverno 2018) (Foto: Divulgação)
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Ucha Meirelles Alta-Costura – (Givenchy Couture/ Outono-Inverno 2018) (Foto: Getty Images)

Hoje em dia, as ocasiões para vestir-se com alta-costura são poucas e para poucos. Mesmo assim, todo ano esperamos ansiosamente para ver o que as grandes marcas irão apresentar. Apesar de muitos acharem que esse trabalho especial esteja com seus dias contados, devido à produção em massa de roupas e ao fast fashion, sou daquelas que crê no contrário: é uma arte que vai continuar encantando e influenciando a moda como um todo por muito tempo.

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Ucha Meirelles Alta-Costura – (Dior Couture/ Outono-Inverno 2018) (Foto: Getty Images)
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Ucha Meirelles Alta-Costura – (Anne Hathaway e Frances McDormand no baile do Met Gala em 2018) (Foto: Getty Images)

O vestido que escolhi para a foto desta edição, um Dior da coleção primavera-verão 2018 de prêt-a-porter, é um ótimo exemplo. Inteiramente bordado, é uma peça rica, cheia de história e desfilado fora das passarelas de alta-costura. E nem por isso deixa de ser algo tão precioso quanto.

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Ucha Meirelles Alta-Costura – (Ellie Saab Couture / Outono-Inverno 2018) (Foto: Divulgação)
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Ucha Meirelles Alta-Costura – (Ellie Saab Couture / Outono-Inverno 2018) (Foto: Divulgação)
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Ucha Meirelles Alta-Costura (O branco de Viktor & Rolf) (Foto: Imaxtree)

Voltando à couture de fato, este ano tivemos duas marcas que fizeram um tributo ao tema: Givenchy e Viktor & Rolf. A primeira, com a diretora criativa Clare Waight Keller, desenvolveu uma coleção minimalista e em homenagem ao trabalho de Hubert de Givenchy, falecido em março deste ano. Já a dupla Viktor & Rolf apresentou “The Immaculate Collection”, onde celebrou os 25 anos da marca. Os looks, todos em branco, recuperavam ícones da casa. O desfile de Pierpaolo Piccioli para Valentino também foi encantador, com suas criações pensadas individualmente e repletas de volumes e cores.

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Ucha Meirelles Alta-Costura (Valentino Couture / Outono-Inverno 2018) (Foto: Divulgação)
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Ucha Meirelles Alta-Costura – (A noiva da temporada Outono-Inverno 2018 Givenchy) (Foto: Getty Images)
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Ucha Meirelles Alta-Costura – (Anne Hathaway e Frances McDormand no baile do Met Gala em 2018) (Foto: Getty Images)
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Ucha Meirelles Alta-Costura (Valentino Couture / Outono-Inverno 2018) (Foto: Getty Images)

Provando que os tempos modernos podem, sim, andar lado a lado com a couture, a diva Beyoncé usou, em seu show no Stade de France em Saint-Denis, Paris, o vestido tangerina da Valentino apenas uma semana após ele ter sido desfilado! É a couture invadindo o pop (e vice-versa).

Beleza: Ale Fagundes (Capa MGT) com produtos Dior e L’oreal Profissionnel

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