Comprados pelo Facebook, Instagram e WhatsApp não têm mais fundadores

No ano da maior crise de sua história, rede social vê a saída de executivos que criaram apps importantes do seu portfólio
Por Lucas Agrela

instagram-o-professor-diz-que-a-televisao-ainda-tem-um-papel-muito-importante-lucas-agrela-site-exame-img24862.png
. (Lucas Agrela/Site EXAME)

São Paulo – Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger saíram do Instagram nesta semana. Com isso, agora nenhum dos cofundadores dos aplicativos mais importantes que o Facebook comprou nos últimos anos faz parte de suas respectivas equipes.

Jan Koum e Brian Acton deixaram o WhatsApp neste ano. Acton foi o único até agora a protestar contra a empresa publicamente. Ele investiu 50 milhões de dólares no aplicativo de mensagens Signal, que promete privacidade e foi repetidas vezes recomendado por Edward Snowden, que divulgou o programa de monitoramento massivo do governo dos Estados Unidos em 2013. Durante a polêmica envolvendo o Facebook e a empresa de marketing político Cambridge Analytica, Acton chegou a participar do movimento online que pedia às pessoas que apagassem o app do Facebook do smartphone.

Após a saída dos cofundadores do WhatsApp, o jornal americano Wall Street Journal indicou que a empresa vai monetizar o aplicativo com publicidade no Status, mesmo recurso que o Instagram possui para suas parcerias publicitárias. O app de Systrom e Krieger, por outro lado, possui também funções que podem dar dinheiro à empresa que estão na linha do tempo tradicional, como posts patrocionados focados em conversão de vendas ou captação de lides (base de potenciais clientes). Mais recentemente, o Instagram ofereceu uma nova função de shopping dentro do seu aplicativo.

Em um ano marcado pela maior crise da sua história, a saída dos cofundadores do Instagram deixa dúvidas no ar porque uma reportagem do New York Timesinforma que a decisão foi motivada por tensões com Mark Zuckerberg sobre os próximos passos do aplicativo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s