Funcionais, mas com algo a mais

Como na divertida mesa Piscina, Mariana Ramos e Ricardo Inneco, designers brasilienses radicados em São Paulo, procuram projetar móveis que vão além de sua função objetiva
Por Marcelo Lima

3dbf6693a18e2388f7b873f30e857611--informa-pool-tables
A mesa Piscina, nas versões pequena e grande, da Novo Ambiente. Foto: Marcellous de Leme

Mariana Ramos e Ricardo Inneco já se conheciam em Brasília, mas só começaram a projetar juntos quando chegaram a São Paulo e descobriram ser vizinhos. “Tínhamos interesses comuns e demos início a nossa história”, lembra Inneco. Apenas anos depois, a dupla passou a trabalhar sob o título RAIN, junção dos sobrenomes Ramos e Innecco. “Acreditamos que os objetos atuam como agentes. Procuramos explorá-los para além de sua função e reforçar sua presença espacial”, como afirmaram nesta entrevista ao Casa.

Vocês nasceram e estudaram em Brasília. Como a vivência na cidade influenciou a visão de design da dupla?
Mariana Ramos: Brasília, sem dúvida, é uma fonte de inspiração permanente. Trata-se de uma cidade muito particular por ter um plano urbanístico modernista, assim como a maior parte de sua arquitetura. É cheia de espaços vazios, obras monumentais, muito verde, água, céu. É uma cidade-jardim. Ter crescido neste ambiente fez o modernismo ser para nós uma grande referência. Buscamos uma certa tranquilidade no nosso desenho, acredito que isso seja uma herança de lá.

Os produtos de vocês exibem um forte componente gráfico e escultural. Como compatibilizar estes elementos e funcionalidade?
M.R: Penso que eles derivam de geometrias simples e isso acentua essa característica. Além disso, eles têm uma profunda relação com o material do qual são feitos, o que colabora para o perfil escultórico. Buscamos entender bem o material antes de trabalhá-lo. Quando projetamos, avaliamos o peso, a forma, a escala de cada peça. Tudo para atingirmos uma presença marcante e silenciosa.

Como é trabalhar na Barra Funda e como funciona o estúdio de vocês? 
Ricardo Innecco: São Paulo é uma cidade efervescente na qual conseguimos iniciar e concluir todo nosso ciclo de trabalho. Aqui projetamos, produzimos, expomos e vendemos nossos produtos. A Barra Funda foi uma ótima escolha. Nos primeiros anos, muitos de nossos fornecedores eram nossos vizinhos. Só depois, buscamos fábricas mais estruturadas. Mas ainda hoje conseguimos fazer protótipos e comprar materiais no bairro.

1538768502752.jpg
Ricardo Innecco e Mariana Ramos Foto: Marcellus de Leme
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s