Noonoouri: boneca virtual e influencer posa para a Vogue de outubro

Nova sensação da moda, a personagem virtual é hit no Instagram e tem seguidores que vão de Marc Jacobs a Naomi Campbell. Conheça!
Por Nô Mello

digital_da_cabeca_aos_pes_1
Noonoouri usa vestido do pre-fall 2018 da Gucci (Foto: Joerg Zuber/Divulgação)

Cabelos longos escuros, olhos milimetricamente delineados, looks grifados, presença assídua nos grandes desfiles e eventos internacionais. A descrição se encaixaria perfeitamente em Kim Kardashian ou Kylie Jenner, mas a última sensação da moda, atualmente adulada até pelas grandes maisons, não é nenhuma das duas irmãs, e sim…Noonoouri.

Desde seu “nascimento” no dia 1º de fevereiro deste ano, quando abriu sua conta no Instagram, a boneca já angariou, entre seus mais de 118 mil seguidores, um séquito fiel de fãs, que inclui figuras do primeiro escalão da moda global, como o estilista Marc Jacobs, a editora Suzy Menkes e a top Naomi Campbell.

“A minha ideia é transportar histórias sobre a herança e o legado de grandes marcas da moda para as redes sociais. Chamo o que faço de digital couture”, diz seu criador, o alemão Joerg Zuber, presença confirmada no próximo Iguatemi Talks, que acontece entre os dias 23 e 25 deste mês no JK Iguatemi, reunindo nomes de destaque na moda daqui e de fora por meio de encontros, palestras, bate-papos e workshops.

No comando da Opium Effect, agência de branding e design de Munique, com filiais em Buenos Aires e Abu Dhabi, Zuber já trabalhou para marcas como Chanel, Bulgari, Louis Vuitton e Christian Louboutin, só para citar algumas. Foi ele quem definiu cada detalhe da simpática personagem digital que, como conta o criador, tem 18 anos, 1,50 m e vive, claro, em Paris. “A fiz propositadamente com uma cabeça maior, um corpo menor… Ela é fofa, mas não é exatamente bonita”, explica. E também tem braços mais curtos, pois se alguém perguntar: ‘podemos fazer uma selfie?’, ela dirá: ‘sim, mas você vai ter que tirar a foto’”, diverte-se.

O estrelato fashion começou para Noonoouri quando Zuber decidiu, por conta própria, testar os produtos da KKW Beauty, linha de beleza de Kim Kardashian West, que é a fonte confessa de inspiração de sua filha digital. “Quando eu a desenhei, os cabelos longos e os olhos de Kim foram minhas principais referências.” Criou um minucioso tutorial que levou oito semanas para ser realizado. “As pessoas veem a imagem no Instagram e acham que é fácil, mas às vezes levo entre dois ou três dias para fazer um post somente. Nos Stories, quando envolve movimento, demora mais ainda – de duas a seis semanas”, conta o designer. Todas as aparições de Noonoouri são criadas por meio de computação gráfica, com base em fotos de looks e lugares.

Depois de postado, o primeiro vídeo chamou de cara a atenção de outra fashionista que viria a ser uma das melhores “amigas” da influencer: a editora de moda Carine Roitfeld. “Recebi uma ligação dela, me dizendo: ‘Tenho que mandar isso para a Kim, ela vai amar’.” Sábia decisão: em menos de cinco minutos, depois de procurada por Carine, Kim repostou, e o tutorial explodiu na internet.

Outra fada madrinha de Noonoouri é Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da Dior, que escalou a sensação digital para um takeover da conta de Instagram da maison durante seu último desfile cruise, em maio passado, mostrando todos os bastidores do evento. “Não houve briefing nenhum. Maria Grazia queria minha visão pessoal sobre o show, e me deu liberdade total.”

Mas nem todos os deslumbrantes looks da influencer são comprometidos comercialmente ou combinados com marcas. “Não peço nenhuma autorização aos estilistas”, ressalta Zuber. “Noonoouri ama moda, ama detalhes e, com ela, posso mostrar coisas que um designer não consegue pelos métodos convencionais que a moda oferece. Ela venera Versace, Chanel, Burberry, Gucci, e já está sendo convidada para esses desfiles.”

Sobre a vinda ao Brasil, Noonoouri, quer dizer, Zuber conta: “É sua primeira vez no País. Então, ela vai usar e abusar dos biquínis, e já estou pesquisando o que combina com ela”, adianta ele, que já viu sua criação “posar” ao lado de Bruna Marquezine no Diamond Ball, em Nova York, no mês passado. “Mas também quero falar de questões locais e conscientizar os seguidores sobre os problemas do País, como a Floresta Amazônica. Sem apontar o dedo, mas fazendo refletir.”

NO BACKSTAGE COM NOONOOURI
Dona de um estilo de vida invejável, Noonoouri é atualmente presença frequente nos principais eventos do calendário da moda. Em conversa com a Vogue, a boneca digital (ou melhor, seu criador Joerg Zuber) define sua personalidade.

Como você se descreveria?
Sou muito curiosa e quero saber tudo sobre tudo, de blockbusters do cinema a ópera. Mas tudo, claro, tem que ter qualidade. Sou um avatar digital, mas tenho alma também.

De onde vem seu nome?
Meu criador ama arte e, depois de ter ido à última Art Basel de Miami, misturou as letras de alguns trabalhos que viu e, voilà, assim fui batizada.

Como você descreveria seu estilo? 
Gosto tanto de streetwear como de alta-costura. Adoro interpretar diferentes papéis, nunca sou a mesma visualmente. Exceto pelos meus olhos escuros, que eu amo.

Quem te inspira?
As divas clássicas e suas poses deslumbrantes, como Sophia Loren e Maria Callas. Mas também adoro Cher e Grace Jones.

Qual seria a melhor selfie para você?
Uma que ainda não existe – eu no meio de Naomi Campbell e Kim Kardashian.

O que você espera do futuro?
Estar na primeira fila de todos os desfiles!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s