Coreanas se rebelam contra rígidos padrões de beleza destruindo cosméticos

Movimento chamando “escape do corset” mostra mulheres se livrando de maquiagens em vídeos compartilhados nas redes sociais

Coreanas se rebelam contra rígidos padrões de beleza destruindo cosméticos (Foto: Reprodução/Instagram)

Conhecida por apresentar ao mundo os mais inovadores produtos de skincare e maquiagem, a Coreia do Sul está enfrentando pela primeira vez um movimento contra a imposição de padrões de beleza que escraviza mulheres diariamente com rotinas de beleza.

Uma série de vídeos compartilhados nas redes sociais mostram pilhas de cosméticos sendo destruídos como parte do protesto batizado de “escape the corset”, escape do corset, em tradução livre. O nome é uma alusão ao acessório usado no passado que violentamente acinturava o corpo feminino.

“Sinto que renasci”, relatou a coreana Cha Ji-won ao jornal “The Guardian” sobre o movimento do qual passou a fazer parte. “O ser humano tem tanta energia mental, e eu a usava me preocupando em parecer ‘bonita’. Agora, meu tempo é para ler livros e me exercitar”.

Outro vídeo compartilhado na web mostra duas mulheres jogando sombra, base, blush e esmaltes num lençol branco, lembrando uma pintura do artista Jackson Pollock. “Tinha vergonha de sair sem isso no passado”, diz uma delas ao se referir às maquiagens. “Elas não têm mais poder sobre mim quando posso quebra-las”.

A rejeição aos cosméticos no país é mais uma campanha contra os rídigos padrões de beleza coreanos. Recentemente, uma jornalista coreana se envolveu em uma polêmica ao se tornar a primeira mulher a aparecer usando óculos na TV.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s