Plantas para jardim externo: espécies e ideias lindas

Aprenda a misturar plantas e flores, e os principais cuidados para um jardim externo lindo
Por Marina Paschoal I Fotos Divulgação

Com vista para o mar

Quem tem espaço na área externa de casa geralmente aposta no lazer e, claro, no jardim. Ter plantas, flores e até frutíferas, todas juntas é, sim, possível. Então anota aí as dicas da arquiteta e paisagista Carmen Mouro de espécies e confira ideias lindas para o seu jardim externo.

Como elas ficam mais expostas que o normal, as mais indicadas são aquelas que resistem melhor ao sol e vento. “Eu costumo usar moreiras, palmeiras, clusias, grama do tipo esmeralda e bananeiras”, a paisagista conta. A adubação própria para esse tipo de jardim também conta.

Para misturar flores e plantas de maneira harmoniosa, Carmen aconselha apostar em cores e texturas diferentes. “Usar cores complementares se combinando e folhas diferentes fica superlegal. Então, por exemplo, folha lisa e comprida misturada com outra que seja mais rasgada. As combinações que eu sempre indico são a moreira com a filadentro; bananeiras com liriobiope; filamento  xanadu com zebrina; e as palmeiras com jardins verticais com aspargos”, ela explica.

A dica de ouro é ficar de olho na irrigação, já que, mais uma vez, essas plantas ficam muito expostas à luz do sol. “A água faz toda a diferença. Eu prefiro sempre optar pela irrigação automatizada, para molhar até três vezes por dia”, finaliza.

Da janela do quarto

Essa cabana de madeira, projeto assinado pelo escritório inglês 6a em East London, na Inglaterra, tem, da janela do quarto, vista para o deslumbrante jardim. De cara,  árvore de eucalipto, que é a estrela dessa área externa.


Com vista para o mar

Esse projeto, assinado por Arthur Casas, fica no Rio de Janeiro com vista para a Pedra da Gávea. A vegetação ao redor já emoldura o jardim, que ganhou piscina e plantas escolhidas à dedo.


No apartamento também

O arquiteto Ian Simpson ousou e criou um jardim que mescla oliveiras, carvalhos e limoeiros no topo de um arranha-céu em Manchester. Por conta das grandes janelas e aberturas, o ambiente é perfeito para cultivar as plantas.


Tudo junto e misturado

Projetada especialmente para se integrar às plantas ao seu redor, essa casa no Canadá recebeu grandes paredes de vidro e varandas de madeira, que reforçam a conexão com a natureza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s