Renzo Piano projeta a nova ponte de Gênova após desastre

Renzo Piano revela planos para reconstrução da ponte de genoa

Cortesia de Renzo Piano Building Workshop

Por Niall Patrick Walsh Traduzido por Romullo Baratto

Um dos eventos mais trágicos da Europa em 2018 foi o colapso da Ponte Morandi, em Gênova, Itália, em 14 de agosto, que deixou 43 vítimas fatais. Na sequência do desastre, Renzo Piano, arquiteto nascido em Gênova, ofereceu-se para doar o projeto de uma ponte para substituir a antiga.

Ontem, o prefeito de Gênova anunciou que Piano irá liderar o projeto de 200 milhões de euros para a substituição da ponte, inspirado pela histórica proeminência marítima da cidade italiana.

Segundo o jornal The Washington Post, o projeto levará 12 meses, e está previsto para ser concluído até o final de 2019. A ponte não levará mais o nome “Morandi”, arquiteto responsável pela estrutura que colapsou.

O projeto apresenta colunas que lembram a proa de um navio. Em homenagem às vítimas, 43 lâmpadas projetarão luzes em forma de velas de navio. A equipe de projeto foi instruída a não usar cabos de suspensão no novo desenho, como forma de evitar a lembrança dos cabos que se romperam na ponte Morandi. 

Para a construção do esquema, Piano trabalhará em colaboração com a construtora Salini Impregilo, o departamento de infraestrutura do estaleiro Fincantieri, e a ferroviária estatal Italferr.

Mais de quatro meses após o colapso da ponte, a causa definitiva para o incidente não foi oficialmente declarada. Após o colapso, a atenção voltou-se para o histórico de manutenção da ponte, preocupações com sua integridade que se estendiam por décadas e como o colapso se enquadra no contexto mais amplo da infraestrutura italiana envelhecida.

Via: The Washington Post / BBC News

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s