Companhias chinesas boicotam a Apple em ajuda à Huawei

As empresas chinesas estão vindo para o lado da Huawei, fornecendo subsídios aos funcionários para comprar produtos da fabricante de smartphones. © Reuters

Não bastassem as batalhas que a Apple vêm travando na China, agora algumas companhias de lá querem boicotar a gigante de Cupertino após a diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, ter sido detida no Canadá, no começo deste mês.

Além de CFO1 da Huawei, Wanzhou (que poderá ser extraditada para os Estados Unidos) também é filha do fundador da empresa, Ren Zhengfei. De acordo com o relatório da Reuters, a fabricante chinesa é investigada desde 2016 por supostamente enviar produtos americanos para o Irã, violando leis de exportação e sanções americanas.

Em resposta à ação dos EUA, o Nikkei informou que empresas chinesas estão oferecendo subsídios para a compra de dispositivos da Huawei e exigindo que seus funcionários não comprem nenhum produto da Apple. Além disso, mais de 20 companhias chinesas informaram que vão aumentar as compras de outros produtos da Huawei para uso empresarial.

Entre as medidas adotadas pelas empresas chinesas, algumas companhias, como a Shanghai Youluoke Electronic Technology, estão oferecendo até dois smartphones da Huawei gratuitamente para seus funcionários, enquanto a Fuchun Technology está pagando até ¥5002 (cerca de US$72) após a comprovação da compra.

Em casos mais sérios, algumas companhias ameaçaram confiscar iPhones de funcionários e reter o valor do bônus correspondente ao preço do dispositivo da Apple, como a Shenzhen Yuheng Technology.

Como dissemos, a Apple tem enfrentado alguns problemas em território chinês; além da guerra comercial entre EUA e China (que está na fase do “cessar-fogo” pelos próximos três meses), a Maçã ainda tem que se preocupar com as exigências da Qualcomm, que tem o aval do tribunal chinês para banir certos modelos de iPhone do país.

São tempos difíceis para a empresa, tanto no Oriente quanto aqui no Ocidente. [MacMagazine]

VIA CULT OF MAC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s