No México, casa no topo da colina tem vista incrível do Oceano Pacífico

Escritório de arquitetura reformou a construção e manteve clima de vila à beira-mar
Texto Vanessa D’Amaro I Fotos Rafael Gamo/ Divulgação

A bela paisagem de praia de Sayulita, um conhecido destino de surfistas na costa oeste do México, parece permear todos os ambientes deste complexo de três antigas casas reformado pelo escritório Main Office, com sede no México e na Suécia. A construção de 219 m² à beira-mar se funde à topografia íngreme e articulada e ganhou uma vista deslumbrante do Oceano Pacífico.

O complexo original construído nos anos 50 e composto por três casinhas no topo da colina estava em mau estado devido a problemas de umidade e falta de manutenção. A reforma, portanto, focou inicialmente na renovação e preservação da essência original da residência e, em seguida, no projeto de um novo edifício principal e de uma casa de hóspedes com frente para a praia. +

“A concepção principal do projeto é reinterpretar os parâmetros da construção original mantendo o clima de uma pequena vila”, afirma Dante Borgo, co-fundador do escritório Main Office.

Por meio de uma série de plataformas de concreto que se adaptam à topografia, incluindo passarelas e jardins de tirar o fôlego, a fronteira entre interior e exterior praticamente se dissolve. A casa ganhou uma cozinha, uma área de estar e jantar aberta ligada à piscina de borda infinita. Além disso, há um quarto com banheira artesanal de concreto e um terraço com vista para a orla.

Tanto o sistema de construção quanto os materiais empregados na obra foram adquiridos localmente. Os blocos de cimento branco moldam as paredes, enquanto o concreto polido reforça os pisos e parte do mobiliário. Os armários, as portas e os caixilhos foram feitos com a madeira local Parota, conhecida por sua resistência à umidade, à salinidade e à exposição à luz solar intensa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.