Novas TVs da Samsung terão acesso a programas de TV e filmes da Apple

É a primeira vez que a plataforma de filmes e programas de TV da Apple poderá ser acessada por aparelhos que não são da companhia

TVs das linhas 2018 e 2019 terão acesso ao iTunes, da Apple

Rivais no mercado de smartphones, Apple e Samsung serão parceiras no mundo das TVs. As duas fizeram um anúncio conjunto neste domingo, 6, de que os televisores das linhas 2018 e 2019 da fabricante coreana terão acesso ao iTunes, plataforma da Apple para locação de filmes e programas de TV. A novidade antecede a Consumer Electronic Show (CES), um dos principais eventos de tecnologia do mundo, que tem início oficial nesta segunda em Las Vegas (EUA).   

Os aparelhos da linha 2019 já terão o app embutido, enquanto os do ano passado passarão por uma atualização sem data revelada ainda. O recurso estará disponível em 100 países. As TVs também terão compatibilidade com o AirPlay 2, protocolo que permite que dispositivos exibam conteúdo transmitido por aparelhos da Apple, como fotos, vídeos e podcasts. Até então, as TVs da Samsung conversavam apenas com aparelhos Android. Esse recurso estará disponível em 190 países. 

O anúncio chama a atenção pois vai além da óbvia rivalidade entre as empresas. Será a primeira vez que a Apple abre sua plataforma de filmes e programas para dispositivos de outros fabricantes – até então, a exceção eram computadores com Windows. O movimento reforça a ideia de que a Apple se prepara para entrar na guerra do streaming de vídeo, competindo contra Netflix e Disney.  

Rumores sobre o novo serviço da Apple dizem que ele será gratuito para donos de aparelhos da empresa, como iPhone e iPad. Ao chegar às TVs da Samsung, a Apple consegue ampliar o potencial de sua audiência. Embora não esteja claro se o serviço será gratuito para esses usuários, a Samsung é uma das principais fabricantes de TVs do mundo – em um estudo de agosto de 2018 da consultoria NPD, a coreana liderava com 34% o mercado de TVs premium nos EUA, segmento que interessa a Apple.  

Além disso, a Apple iguala uma condição já atingida pela nova concorrência já que Netflix e Amazon Prime Video têm apps nos aparelhos da Samsung. A medida, porém, coloca em cheque o futuro da Apple TV, dispositivo pensado para levar a “experiência Apple” para qualquer aparelho de TV. 

Entretanto, o movimento em direção a rivais para ampliar mercado não é novo para a Apple. Em 2003, a empresa decidiu tornar o iTunes compatível com o Windows para que os usuários da plataforma pudessem comprar iPods, o principal produto da maçã na época. Antes disso, apenas donos de Macs tinham acesso ao programa que funcionava como uma loja de música digital. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.