Cooper Hewitt Smithsonian Design Museum dos EUA fecha as portas por falta de pagamento

Paralisação parcial do governo federal norte-americano forçou o Cooper Hewitt, em Nova York, a fechar temporariamente

Cooper Hewitt Smithsonian Design Museum, em Nova York, fechou as portas no dia 2 de janeiro devido a falta de pagamento de seus funcionários. Assim como a mais importante instituição dedicada ao design nos EUA, o National African American History Museum, em Washington DC, também teve suas atividades canceladas por tempo indeterminado devido à paralisação parcial do governo federal norte-americano.

A Smithsonian Institution fechou as portas de suas instituições 12 dias após a paralisação parcial ter cortado o financiamento da organização administrada pelo governo federal. No Cooper Hewitt, cerca de 100 funcionários foram deixados sem remuneração, sem data planejada para voltar ao trabalho.

O presidente americano, Donald Trump, afirmou na última sexta (4) que a paralisação parcial que afeta o governo federal pode durar anos, em uma clara sinalização de que democratas e republicanos seguem longe de um acordo sobre o financiamento do muro na fronteira com o México.

As Instituições Smithsonian, incluindo o Cooper Hewitt, permaneceram abertas após o impasse político, mas os recursos foram esgotados no museu de design. A curadora de design contemporâneo da instituição, Alexandra Cunningham Cameron, postou uma imagem de seus portões fechados em seu perfil no Instagram.

“A partir da meia-noite de 1º de janeiro, o financiamento estendido para todas as instituições do Smithsonian se esgotou e o @cooperhewitt, juntamente com o restante dos museus Smithsonian e centros de pesquisa, está fechado ao público até que a decisão do governo seja resolvida”, escreveu.

A Smithsonian Institution também recorreu ao Twitter para avisar que vai permanecer fechada até novo aviso. “Devido ao #GovernmentShutdown, os museus Smithsonian e o National Zoo estão fechados. Atualizaremos nosso status operacional assim que a situação for resolvida.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s