7 resoluções de ano novo que vão mudar a sua relação com a moda

Ainda é tempo de repensar a forma como você encara o guarda-roupa e o mercado fashion como um todo.
Marie Claire

Que tal repensar a sua relação com a moda com essas resoluções de ano novo? (Foto: Imaxtree)

2019 já começou, mas ainda estamos em tempo de fazer algumas resoluções de ano novo relacionadas à moda, certo? Longe de nós pensar em grandes metas ou criar expectativas demais para os próximos meses, mas pensamos que é possível rever a nossa relação com a moda esse ano e entrar no novo momento do mundo, buscando um relacionamento consciente com o que vestimos.

Veja, abaixo, sete metas de ano novo que você pode adotar agora para mudar a forma como se relaciona com o seu próprio guarda-roupa – e com a moda como um todo – em 2019:

1.Usar marcas eco-conscientes
Em 2018, muitas grandes marcas abriram mão do uso de peles animais e isso é só mais um passo em direção a uma moda muito mais eco-friendly. Este ano, podemos colocar como meta usar mais marcas que considerem o meio ambiente e o impressão que deixam no mundo, usando tecidos reciclados, criando peças a partir do upcycling ou usando métodos de baixo impacto ambiental.+

2.Pensar antes de comprar
O quanto você questiona a necessidade de uma blusinha nova antes de comprá-la? Se a sustentabilidade está tão em alta, o momento é de, justamente, colocar a mão na consciência e pensar se esse consumo faz sentido e se ele tem ou não um resultado positivo no ambiente em que vivemos. Considerar o contexto é importante, afinal, cada nova compra afeta o mundo de alguma forma. 

3.Visitar mais brechós
Aliás, falando em compras… tudo indica que os brechós serão os grandes protagonistas da moda este ano, por isso, um exercício interessante pode ser trocar as grandes lojas por um garimpo nesses lugares, cheio de peças diferentes e que podem dar o tão esperado up no seu guarda-roupa. Se você acha que visitar um brechó não é para você, sem problemas, você pode sempre acompanhar os brechós de Instagram para buscar peças novas para o guarda-roupa.

Aprender a combinar melhor o que você tem no armário é um jeito de aproveitar tudo o que ele tem a oferecer (Foto: Imaxtree)

4.Experimentar mais com as roupas do armário
Ao invés de comprar mais, porque não experimentar mais com o que você já tem no armário? Muitas vezes, é tudo uma questão de brincar com as roupas que você já possui, aprendendo a combinar melhor estampas ou como usar cores de um jeito diferente do que você está acostumada. Para isso, pode ser interessante até buscar mais inspiração no street style, e ver como você pode adaptar os looks que vê nas ruas com o que você já tem em casa.

5.Apoiar pequenos produtores
Também pensando em consumo consciente, uma das vantagens do Instagram é que ele trouxe muito mais visibilidade para pequenas marcas e produtores, que usam de uma mão de obra artesanal e matérias-primas nacionais para criar peças de roupa únicas. Por mais que seja necessário repensar a questão do dinheiro – porque esses itens podem sair mais caro do que as roupas de fast fashion – apoiar pequenos produtores e marcas independentes é uma forma de apoiar também a moda e o mercado nacional.

6.Desapegar do que não tem mais uso
Marie Kondo diz que se não te traz alegria, é hora de ir embora. Pois bem, é o momento de levar mais a sério o que a gente mantém no armário e desapegar, de verdade, de tudo aquilo que não tem mais uso. Seja carinhosa na hora de limpar o seu armário, doe o que pode ser doado e venda o que pode ser vendido – sempre existe alguém que vai fazer bom uso daquela peça, de uma forma ou de outra. 

7.Usar mais a moda para expressar o que pensa
Ativismo e moda têm tudo a ver e o próprio mercado já mostrou que isso é assim. Por isso, percebemos que esse é o momento perfeito de, realmente, usar a moda como uma forma de expressar aquilo que pensamos e colocar o nosso posicionamento às claras, para o mundo todo ver. Não à toa, no último ano as camisetas com mensagens empoderadoras se tornaram tão populares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s