Os bastidores da beleza do desfile de alta-costura da Chanel

Nos bastidores da passarela, a diretora criativa global de maquiagem e design da grife fala sobre as inspirações por trás da produção e explica o passo a passo para replicar em casa
Por MARTINA MANFREDI

Backstage do desfile de alta-costura da Chanel Verão 2019 (Foto: Ilaria Taschini)

A finalização foi ao som da música Parole Parole de Mina Mazzini, mas o look das modelos que desfilaram na vila com piscina construída dentro do Grand Palais para a passarela de alta-costura da Chanel, remitia a outro mito da música: David Bowie. “A inspiração da coleção é o século XVIII, mas para mim a ideia da maquiagem vem mais do rock de David Bowie, em particular do videoclipe Life on Mars?”, explicou nos bastidores do desfile a diretora criativa global de maquiagem e design da Chanel, Lucia Pica. O inesperado encontro entre os anos 700 e as décadas de 70 – 80 se dá justamente na produção das modelos: os cabelos presos em um penteado punk, os lábios vermelhos e os olhos esfumaçados em um tom de azul escuro já apresentam todos os efeitos contrastantes da coleção.

Chanel (Foto: Ilaria Taschini)

Como era a maquiagem do desfile?
“A forma do olho é bastante arredondada no topo, um azul misturado com um leve tom de azul-petróleo. Eu adicionei uma linha gráfica nítida na parte inferior do olho para adicionar uma força gráfica a ele. Portanto, há a suavidade da mistura da sombra no topo e a dureza do delineador embaixo. Também foi usado o efeito halo na pálpebra, quando o centro do olho fica mais iluminado. A cor é uma mistura de tonalidades: a base do olho leva a sombra em lápis Stylo Ombre et Contour n.01, na cor Bleu Nuit, que tem um subtom verde. Em cima, vai os dois azuis escuros da paleta de sombras Les 9 Ombres Edição n.02 Quintessence. O toque final, para deixar o olho cintilante, é o iluminador multiuso Baume Essentiel Transparent. Os lábios, em contraste, são mate e coloridos. Neles foram usados o batom Rouge Allure Velvet Extreme e o batom liquído mate Rouge Allure Liquid Powder.”

(Foto: Ilaria Taschini)

O que você recomenda para as pessoas que desejam recriar essa produção em casa sozinhos?
“Na pálpebra, basta aplicar a sombra em stick como um lápis de cera em um papel de desenho, rabiscando e depois esfumaçando. A linha embaixo do olho pode parecer mais difícil de fazer, mas basta desenhar uma linha mais grossa e depois limpá-la com um cotonete embebido em removedor de maquiagem “.

Lucia Pica (Foto: Ilaria Taschini)

Paisagens, pedras, peixes: suas referências cromáticas vêm de pequenas coisas do cotidiano. Há uma nova imagem colorida em sua mente que logo veremos em alguma paleta?
“Uma das minhas últimas obsessões cromáticas é a cor malva, uma coloração intermediária que é o resultado de luzes e sombras. Em geral todas as não-cores nascem de duas cores opostas”.

(Foto: Ilaria Taschini)

Além do azul visto na passarela, quais são as outras tendências de cores de maquiagem de olho e boca do verão 2019?
“Ouro, prata e metais, mas também vermelhos e marrons”.

A ideia da maquiagem natural muda a cada temporada: como será maquiado o rosto “no make-up” no próximo verão?
“O look natural da próxima primavera eu chamo de ‘balmy face’: é um meio caminho entre o skincare e a maquiagem, que pede uma pele muito brilhante e fresca, como se fosse irradiada, com um toque de cor, talvez ouro ou azul, nos olhos e uma ‘lembrança de batom’, apenas protegendo os lábios “.

Foto: Ilaria Taschini)

Se você pudesse usar apenas dois produtos de maquiagem por dia, o que você usaria?
“Ao criar a paleta Essentielle eu queria fazer exatamente isso: reunir as minhas três texturas essenciais (corretivo, blush-batom e sombra de olhos iluminador) em um único produto. Corretivo uso sob os olhos, ao redor do nariz e ao redor da boca, o blush colorido no topo da bochecha, aplicando em um triângulo como um esboço e depois esfumaço. E o iluminador nas pálpebras e sob as sobrancelhas. Com esta paleta você pode fazer ajustes sem fim e nunca parecerá muito maquiada “.

Como mudou nos últimos anos o modo de se maquiar?
“A chave para uma maquiagem moderna está no frescor e luminosidade da pele: se você consegue manter essa base, em cima dá para experimentar as mais variadas fórmulas e não precisa ter regras”.

Bocão vermelho da maquiagem do desfile (Foto: Ilaria Taschini)

Como sempre em suas coleções você associa as cores às emoções, te proponho um jogo para ajudar a escolher a maquiagem com base no humor. Eu digo uma cor, você uma emoção ou um conceito.
Azul: “O mistério, a noite, o mar”

Vermelho: “Amor”
Rosa: “O punk, a rebelião”
Amarelo: “Otimismo, esperança”
Ouro: “O sol, o calor”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s