Estilo tecnológico e descontraído de startups inspira projetos residenciais

Renan Marra
SÃO PAULO

O empresário Brunno Galvão, 34, em seu apartamento em Jacarepaguá, no Rio

Os apartamentos estão cada vez mais parecidos com escritórios de startups. Fachadas espelhadas, ambientes integrados e tecnológicos, com decoração descontraída, típicos dessas empresas inovadoras, ganham espaço em projetos residenciais.

Por fora, o edifício Selfie, em Belo Horizonte, parece um prédio comercial moderno: blocos horizontais se encaixam em um maior, na vertical.

“Isso dá uma ideia de conectividade, comum ao modelo de negócio das startups”, afirma o arquiteto Cadu Rocha, da Dávila Arquitetura, que projetou o prédio.

Área comum do edifício Selfie, em Belo Horizonte

Por dentro, a inspiração continua no pé-direito alto e no contraste de formas geométricas e cores. No hall de entrada, uma parede de cobogós parece mudar de cor por meio de luz indireta. Os tons vão do amarelo ao azul.

O empreendimento, entregue em 2018 pela construtora Caparaó, fica na Savassi, bairro nobre de Belo Horizonte (MG), vizinho da região conhecida como San Pedro Valley, que concentra cerca de 300 startups. O nome é uma alusão ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA).

O condomínio mineiro também oferece locação de bicicletas e outros serviços que podem ser solicitados por um aplicativo. Os apartamentos custam de R$ 500 mil a R$ 1,3 milhão e têm áreas de 44 a 82 metros quadrados. Todas as unidades foram vendidas antes da entrega do prédio.

Em São Paulo, o coliving Projeto Kasa 99, na Vila Olímpia (zona sul da capital), atrai jovens em início de carreira e busca estimular a interação social para ampliar o networking dos moradores, de acordo com Cecília Maia, diretora da incorporadora Gamaro, responsável pelo projeto.

A decoração acompanha essa ideia. A sala multifuncional tem sofás e pufes. Nos imóveis, a mobília da cozinha é em tons de laranja e amarelo. O Kasa tem unidades com tamanho entre 23 e 44 metros quadrados e áreas comuns grandes, com espaços de coworking.

No hall do edifício Selfie, em Belo Horizonte, uma parede atrás de cobogós parece mudar de cor por meio de luz indireta; os tons vão do amarelo ao azul

A popularização de projetos residenciais como o Selfie e o Kasa está associada à disseminação das startups no Brasil. Em 2012, havia 2.519 empresas cadastradas na Associação Brasileira de Startups. Hoje, são 10.239.

O público que puxa a tendência é de jovens adultos (com idades entre 25 e 40 anos) sem filhos, como o empresário Brunno Galvão, 34, que já esteve à frente de cinco startups. Workaholic, trabalha de 14 a 16 horas por dia. Para manter o ritmo, fez do apartamento, em Jacarepaguá (zona oeste do Rio de Janeiro), uma extensão do escritório.

Projeto de decoração para apartamentp no edifício Selfie, em Belo Horizonte

A sala ganhou parede em tom alaranjado e porta vermelha. O quarto tem partes roxas, cor que ele diz estimular sua criatividade.

Galvão também espalhou pelos ambientes bonecos de personagens em tamanho real, como Homem-Aranha e Kratos, do game “God of War”. “O que faço é divertido, é difícil distinguir quando é trabalho e quando é lazer”, diz.

De acordo com Priscilla Bencke, especialista em neurociência aplicada à arquitetura da Qualidade Corporativa, o estilo startup pode deixar o ambiente menos relaxante.

Brunno Galvão, 34, em seu apartamento em Jacarepaguá, no Rio

Cores quentes como o laranja e o vermelho geram estímulos de forma inconsciente. “Às vezes a pessoa não consegue descansar e não entende o motivo”, afirma.

A especialista diz que elementos que remetem à natureza trazem conforto. Quem quiser espaços aconchegantes deve investir em tons esverdeados, terrosos ou bege. “É preciso aproveitar a luz natural, que produz no cérebro humano substâncias que dão sensação de prazer.”

O empresário Brunno Galvão já teve cinco startups e imita esses ambientes na arquitetura do seu apartamento
O emprendedor Brunno Galvão, do Rio de Janeiro, se inspira em startups para decorar seu apartamento
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s