In Residence: Michele Oka Doner

Como um fóssil embutido em pedra, a arte do renomado escultor e designer Michele Oka Doner é impressa no tecido de sua casa no SoHo.

Em vez de paredes, o elegante apartamento estúdio de Oka Doner é moldado pelos destroços e jetsams de conchas e minerais, separando a cozinha da sala de estar, e casca seca e raízes de árvores petrificadas que dividem o piano da mesa de jantar.

Para a mais recente residência, a nativa de Miami Beach abre sua casa, onde vemos ouro, bronze, argila, madeira, cera e papel – as matérias-primas da terra – que formam a base de sua arte.

O trabalho de Oka Doner flui entre o artesanal e o orgânico, inspirado pelas histórias do mundo e pelo folclore. “A amplitude de seus interesses e influências contribuiu para uma das conversas mais fascinantes da minha carreira”, diz o diretor de episódios Max Hemmings. “Ela faz conexões tão notáveis ​​- tudo, desde Herbert Read até Ötzi, o Homem do Gelo – como se estivesse usando uma biblioteca inteira à vontade.”

Formas e padrões naturais são um tema chave no trabalho de Oka Doner, talvez o mais famoso dela seja Uma Caminhada na Praia, um trecho de três quilômetros de sementes tropicais e 9.000 bronzes aquáticos únicos embutidos em um piso de terraços no Aeroporto Internacional de Miami. Os muitos projetos do designer também decoram seu amplo apartamento. Na parede oposta, há um enorme desenho de tinta de madrepérola sob um microscópio. Pendurado perto da entrada é Soul Catchers, uma coleção de 450 peças de caveiras de porcelana vidrada que têm a aparência de ser corroída pelas correntes oceânicas. Assim como em sua casa, a carreira de 40 anos de Oka Doner é uma homenagem ao mundo exterior e uma celebração dos recursos naturais do planeta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.