Obra-prima da arquitetura gótica, Catedral de Notre-Dame foi palco de eventos históricos

Símbolo de Paris, a construção foi atingida por um grave incêndio nesta segunda-feira (15)

Imagem de arquivo mostra a Catedral de Notre-Dame em março de 2018, em Paris — Foto: Ludovic Marin/AFP/Arquivo

Localizada no coração da Ilha de la Cité, a Catedral Notre-Dame, uma das principais construções medievais de Paris, foi atingida por um grave incêndio na tarde desta segunda-feira (15). De acordo com a imprensa local, a polícia trata o ocorrido como um “acidente” e as causas ainda não foram informadas.  

Considerada um símbolo do poder episcopal desde o século XII, sua construção teve início em 1163 e durou mais de 170 anos. A polícia francesa acredita que o incêndio pode estar ligado às obras de revitalização que vinham sendo feitas no telhado da torre, uma das áreas mais visitadas por turistas.  Importância histórica

Com construção dedicada à Virgem Maria, a Catedral de Notre-Dame virou referência da arquitetura gótica e foi palco de diversos eventos históricos, como o depósito das santas relíquias atribuído ao rei Luis IX, em 1329. Atualmente, essas reliquias são apresentadas aos fiéis durante missas especiais.

Obra-prima da arquitetura gótica, Catedral de Notre-Dame foi palco de eventos históricos (Foto: Reprodução)

A Catedral de Notre-Dame também serviu de cenário para a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador, em 1804. O episódio, imortalizado pelo pintor Jacques-Louis David, pode ser visto no Museu do Louvre. 

Mas foi após a publicação do romance “O Notre-Dame de Paris”, de Victor Hugo, que a Catedral foi celebrada ao redor do mundo. A obra de 1831 foi adaptada para o cinema e para o teatro, imortalizando a figura do “Corcunda de Notre-Dame”.

Obra-prima da arquitetura gótica, Catedral de Notre-Dame foi palco de eventos históricos (Foto: Getty Images)

A arquitetura
Com a premissa de construir templos tão audaciosos, capazes de unir o mundo terreno ao mundo divino, a arquitetura gótica ficou conhecida com a invenção do teto côncavo. Em forma de ogivas, arcos diagonais reforçavam a estrutura da arcada gótica, o que permitia a elevação do edifício.

Obra-prima da arquitetura gótica, Catedral de Notre-Dame foi palco de eventos históricos (Foto: Reprodução)

Consagrada à Virgem Maria, a Catedral de Notre-Dame tem a fachada ornamentada com estátuas que retratam cenas bíblicas. O portal central, por exemplo, remete ao “Último Julgamento”, onde Cristo é representado na cena como peso da almas, portal de grande influência para os fiéis na Idade Média.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.