3GATTI propõe uma “espaçonave verde” para a nova Biblioteca de Madri

Por Megan Schires Traduzido por Giovana Martino

Uma espaçonave verde parece ter aterrissado em Villaverde, Madri, na proposta do escritório de arquitetura 3GATTI para a nova biblioteca municipal. O projeto do explora a curiosidade do público para atrair visitantes e criar uma presença icônica na cidade. A biblioteca é dividida em dois andares: o nível do solo é transparente e aberto, destinado a abrigar os ambientes públicos e e com alto índice de ruído do programa; já o piso superior compreende, de fato, o objeto arquitetônico, que flutua acima do solo e abriga os espaços de estudo.

Sendo a verdadeira “espaçonave” do projeto, o piso superior é composto por uma base de concreto e tijolo, pulverizada com gesso escuro, que suporta um volume de estrutura metálica vermelha. Suas paredes são revestidas por trepadeiras que darão um aspecto natural ao edifício. 

Na estação quente, as vinhas crescem rapidamente e cobrem a estrutura com folhas verdes, protegendo-as da luz solar forte. No outono, as folhas ficarão avermelhadas antes de cair no inverno e deixar para trás apenas a superestrutura transparente. O gesso escuro exposto nos meses mais frios absorve mais luz solar e serve para aquecer passivamente o edifício.

O volume superior monolítico é dividido para criar um pátio interno e outros dois externos voltados para a rua de pedestres. As paredes voltadas para os pátios são envidraçadas para proporcionar vistas tranquilas para o exterior. 

Contrapondo-se ao volume do espaço superior, o piso inferior é integrado ao contexto urbano através da transparência e de vários pontos de acesso. A fachada da biblioteca voltada para a rua se recua para criar um espaço público maior em frente ao prédio. A parte de trás do terreno é deixada livre para criar um caminho peatonal conectado às ruas do bairro.

O objetivo do 3GATTI é criar um edifício verdadeiramente público que vá além de um espaço para armazenar livros. A biblioteca foi concebida como um organismo que pode interagir com o entorno de maneira aberta e flexível, fomentando discussões sobre o meio ambiente, vida cívica e educação. [ArchDaily]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.