Recém-criado Instituto Burle Marx quer preservar legado do paisagista morto há 25 anos

Organização sem fins lucrativos pretende atuar de forma mais proativa na divulgação da obra de Burle Marx

Burle Marx

Escritório de Paisagismo Burle Marx anunciou em seu perfil no Instagram a criação do Instituto Burle Marx, uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de preservar e reverberar o legado do paisagista, morto há 25 anos.

Preservar o acervo de Burle Marx era uma das preocupações de Haruyoshi Ono, arquiteto que foi discípulo e depois sócio de Burle Marx a partir da década de 1960 até a morte do paisagista, em 4 de junho de 1994.

Com a morte de Haruyoshi, em janeiro de 2017, o Escritório ficou a cargo da terceira geração de arquitetos paisagistas – Isabela Ono (diretora executiva), Julio Ono e Gustavo Leivas (sócios do Escritório) –, que vem trabalhando nos últimos anos para a concretização do Instituto Burle Marx.

O objetivo inicial, segundo Isabela Ono, arquiteta paisagista filha de Haruyoshi Ono, é a captação de recursos para preservação e digitalização do acervo, com o intuito de tornar públicas e acessíveis as coleções para pesquisa e futuras iniciativas.

O Instituto acredita que o Legado Burle Marx (seus ideais e valores) tem relevância mundial como fonte de inspiração tanto para a atual quanto para as novas gerações. O Escritório de Paisagismo Burle Marx continua ativo e responsável pelo desenvolvimento de novos projetos.

Na sexta-feira, dia 07 de junho, Isabela apresentará o Instituto Burle Marx durante o simpósio “Roberto Burle Marx – A Total Work of Art”, que faz parte da exposição “Brazilian Modern: The Living Art of Roberto Burle Marx” no NYBG (New York Botanical Garden).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.