Huawei faz pedido para registrar sistema próprio após bloqueio dos EUA

A empresa solicitou o registro na China em agosto do ano passado; documentos mostram que a Huawei quer usar o sistema em diversos aparelhos, que vão de smartphones a robôs
Por Agências – Reuters

A Huawei é a maior fabricante mundial de equipamentos para redes de telecomunicações

A fabricante chinesa Huawei pediu registro do seu sistema operacional próprio, chamado de Hongmeng, em pelo menos nove países e na Europa, segundo dados de um órgão da ONU. A movimentação é um sinal de que a empresa está com planos para sobreviver em seus principais mercados após ter negócios atingidos por sanções dos Estados Unidos.

A companhia, que é a maior fabricante mundial de equipamentos para redes de telecomunicações, entrou com o pedido de registro de marca Hongmeng em países como Camboja, Canadá, Coreia do Sul e Nova Zelândia, segundo dados da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

Richard Yu, presidente-executivo da divisão de consumo da empresa, disse ao jornal alemão Die Welt em uma entrevista no início deste ano que a Huawei tem um sistema operacional de reserva, caso seja impedida de acessar softwares produzidos por empresas dos EUA. 

A empresa, que também é a segunda maior fabricante de smartphones do mundo, ainda não revelou detalhes do sistema operacional. Os pedidos de registro do Hongmeng mostram que a Huawei quer usar o sistema em aparelhos de diversos tipos, que vão de smartphones e notebooks a robôs e telas para carros.

Na China, a Huawei solicitou o registro do Hongmeng em agosto do ano passado e recebeu aprovação no mês passado, de acordo com um documento no site da administração de propriedade intelectual do país.

Procurada, a empresa não comentou o assunto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.