Beleza do bem: por um nécessaire com menos plástico

Reprodução/Instagram

A indústria da beleza vive uma crise do plástico. Segundo dados do Euromonitor, em 2010 cerca 65 bilhões de embalagens foram produzidas com o material e em 2017 o número cresceu para 76.8 bilhões. Isso, só no mercado cosmético. Mesmo consumido longe da costa, o plástico acaba por chegar nos mares e rios e tem decomposição lenta. Ele se transforma em micropartículas, que são ingeridas por peixes, que acabam sendo consumidos por nós.

Nos anos 2000 descartamos mais plástico no meio ambiente, que nas 40 décadas anteriores. Hoje, por ano, produzimos mais de 300 milhões de toneladas de plástico, o que equivale ao peso (em quilos) da humanidade inteira. Esses são dados da ONU.

Evidências como essas exigem uma mudança de comportamento, em relação aos nossos hábitos de consumo. Pequenas coisas como a escolha de produtos plastic free, de materiais biodegradáveis e a busca por alternativas não descartáveis podem fazer a diferença. A seguir, reunimos dicas de beleza sustentável para aderir já!

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Embalagens menos coloridas e elaboradas têm mais chances de ser recicladas. Opte por elas! Busque também por marcas com prática de logística reversa. A Simple Organic, que acaba de abrir lojas físicas, tem ponto de coleta de embalagens usadas assim como a italiana Kiko Milano. A marca lançou mais de dez produtos da sua linha Green Me, natural e produzida com materiais de reuso, inclusive.

Reprodução/Instagram

Marcas como a Baims, que tem sistema de refil, são alternativa para um nécessaire mais otimizado e verde. Outra dica: busque por produtos “pelados”, vendidos sem embalagem. No e-commerce americano PackageFreeShop.com esse conceito prevalece. Lá também é possível encontrar substitutos para itens tradicionalmente descartáveis como o algodão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.