Jardim em homenagem a Marielle Franco é inaugurado em Paris

O espaço suspenso de 2,6 mil m² está localizado no 10º distrito da cidade, ao lado da Gare de L’Est
FOTOS GABI OLIVEIRA (@GABIDEPRETAS)

A vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018 no Rio de Janeiro, se tornou um simbolo da defesa dos direitos humanos. Em sua homenagem, a Prefeitura de Paris inaugurou um jardim público no último sábado (21/09). O projeto, aprovado pelo Conselho Municipal de Paris, foi idealizado pela Rede Europeia para a Democracia no Brasil (Red-Br) com o apoio dos coletivos Amis des Sans Terre, Amnesty International France, Autres Brésils, Coletiva Marielles, France Amérique Latine, Inter LGBT e Ligue des Droits de l’Homme.

Com 2,6 mil m², o Jardim Marielle Franco está localizado no 10º distrito da cidade, ao lado da Gare de L’Est, uma das principais estações de trem da capital francesa. O espaço suspenso ocupa o terraço de um hotel, é composto por cerca de 70 árvores, sendo a maioria delas frutíferas, e pode ser acessado pela rua d’Alsace.

Em comunicado, a prefeitura de Paris apoiou a iniciativa de criar o primeiro espaço público permanente em homenagem à vereadora brasileira e considerou o ato como uma prova do “engajamento da capital na defesa dos direitos humanos pelo mundo, mas também da defesa dos políticos em perigo”. 

A inauguração do jardim ocorreu dois dias depois de Marielle Franco ter sido indicada para concorrer ao prêmio Sakharov 2019, principal honraria de direitos humanos da União Europeia. A cerimônia contou com a presença de centenas de pessoas, brasileiros residentes em Paris e franceses, o vice-prefeito de Paris, Patrick Klugman, e a prefeita do 10º distrito da cidade, Alexandra Corderbard, além dos pais de Marielle Franco, Antônio e Marinete da Silva, e a filha dela, Luyara Franco. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.