WarnerMedia divulga primeiro relatório de diversidade e inclusão da história de Hollywood

Documento mostra que companhia nestes termos está próxima de alcançar o equilíbrio em seu quadro de funcionários, mas ainda precisa fazer o mesmo em suas produções
Pedro Strazza

WarnerMedia lança relatório provisório de diversidade e inclusão 2018

No ano passado, a então Warner Bros. se comprometeu a colher dados para o início da produção de um relatório anual sobre o status de diversidade e inclusão em seu quadro de funcionários e executivos, aderindo oficialmente ao Production Diversity Policy que buscava garantir a preservação destes valores entre os diferentes setores de Hollywood. Passado doze meses, este documento enfim foi divulgado no dia de hoje (26) pelos canais da WarnerMedia, revelando dados interessantes da companhia no tocante a estas questões específicas.

Intitulado “WarnerMedia 2018 Diversity and Inclusion Interim Report”, o relatório é o primeiro do tipo a ser produzido por qualquer um dos grandes estúdios de Hollywood e se divide em três grandes áreas maiores da empresa, incluindo aí a força de trabalho, conteúdo produzido e programas de parceria com terceiros. Nesta primeira versão a companhia optou por focar em diversidade sob a ótica da etnicidade e gênero, mas garantiu que as próximas edições devem incluir dados sobre a porcentagem de representação e funcionários LGBTQ+.

A boa notícia é que em questão de quadro de funcionários a WarnerMedia está num cenário bem positivo em termos de diversidade. Se em nível global a porcentagem de contratados masculinos e femininos da empresa é respectivamente de 54% e 46%, no território estadunidense a divisão é ainda melhor, equilibrada entre 53% de funcionários homens e 47% de mulheres. Além disso, cerca de metade das novas contratações e promoções da empresa foram destinados ao público feminino, incluindo aí a chegada de Ann Sarnoff em junho como nova CEO da Warner Bros..

O equilíbrio também vale para diversidade racial, embora em menor escala. Os dados coletados pela companhia indicam que 42% dos funcionários fora das posições de gerenciamento pertencem a pessoas não brancas, mas nos cargos superiores esta porcentagem diminui para até 20%. Em defesa desta tendência, a WarnerMedia alega que a tendência é que nos próximos anos esta piramidação seja resolvida pelas escaladas na hierarquia dos novos funcionários.

Analisando a composição dos funcionários sem a divisão hierárquica, as três maiores etnias da força de trabalho do estúdio são branca (61), negra (12,91%) e latina (10,77%).

Já na produção o desafio é um pouco maior. Na televisão, posições para membros que não sejam homens brancos é reduzida na programação da WarnerMedia, com as mulheres possuindo apenas 34% dos papéis e 23% de trabalhos atrás das câmeras. Trabalhadores não brancos tem ainda menos espaço, possuindo 24% dos papéis e 23% de posições nos bastidores.

A disparidade se acentua nos filmes, com mulheres ganhando apenas 28% dos papéis e 24% dos trabalhos nos bastidores e pessoas não brancas recebendo 16% das participações no elenco e 20% de funções atrás das câmeras.

Sobre a pesquisa, o CEO da WarnerMedia John Stankey comenta que fica feliz com os resultados positivos exibidos no documento, mas reconhece os problemas a serem resolvidos dentro da empresa: “Enquanto estou incrivelmente orgulhoso com o que este relatório apresenta e nossa dedicação contínua por transparência, eu reconheço que nós ainda temos muito trabalho a fazer em todos os níveis. Nós sabemos que diversidade, inclusão e pertencimento são importantes para nossos funcionários, parceiros criativos, consumidores e sucesso.” escreve o executivo no comunicado.

Você poder ler o relatório na íntegra neste link.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.