Reguladores europeus estão de olho em compras de empresas com muitos dados

Após o Google fechar a aquisição da Fitbit, divisão antitruste da Europa quer analisar negócios que envolvem companhias que coletam e guardam dados de clientes
Por Agências – Reuters

Negócio do Google gerou preocupações em reguladores europeus  

Aquisições de empresas que visam dados de clientes dessas companhias estão preocupando reguladores da União Europeia. A afirmação foi feita nesta quinta, 7, é por Margrethe Vestager, chefe antitruste da Europa, e acontece uma semana após o Google comprar a empresa de dispositivos fitness Fitbit.

O Google, da Alphabet, pagou US$ 2,1 bilhões pela Fitbit para ajudá-la a enfrentar a Apple e a Samsung no mercado de dispositivos fitness e relógios inteligentes. Vestager se recusou a comentar o acordo especificamente, mas disse que houve um mal-estar geral entre reguladores quando empresas que possuem muitos dados são alvo de aquisições.

O negócio do Google provocou ligações de concorrentes a agentes do segmento pedindo para adotarem uma postura rígida. A Fitbit, pioneira dos dispositivos vestíveis, tem um tesouro inestimável de dados de saúde.

“Em geral, temos uma preocupação se as empresas se fundirem por causa dos dados”, disse Vestager em entrevista à Web Summit.

Nos últimos dois anos, Vestager multou o Google em mais de € 8 bilhões por reprimir concorrentes em três casos separados, envolvendo seu serviço de comparação de preços, seu sistema operacional Android e a intermediação de anúncios em resultados de buscas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.