Cuidados com a área dos olhos: Veja como suavizar rugas, flacidez e olheiras

Dicas dos dermatologistas e nove produtos que podem ajudar
Maria Cecília Prado

Cuidados para a pele do rosto – puhhha – stock.adobe.com

Ela é delicada, tem uma pele mais fina que qualquer outra área do corpo. Ao mesmo tempo, vive em movimento: piscamos, sorrimos, franzimos, exigimos um esforço contínuo da área dos olhos.

O resultado dessa equação que não fecha –máxima exigência, pouca resistência natural– é que as pálpebras costumam entregar a idade bem cedo. Mas, desde que se tome alguns cuidados, dá para frear o processo e até para suavizar sinais já instalados.

Confira o que quatro dermatologistas me contaram sobre o assunto e aproveite para checar a seleção de cosméticos e cosmecêuticos que fiz para acompanhar suas ótimas dicas.

Hidrate continuamente

“A pele da área dos olhos, além de mais fina, é mais sujeita ao ressecamento, o que faz com que sofra ainda mais com as agressões externas”, explica a dermatologista Maria Bussade.

Utilizar produtos que mantenham a região hidratada e nutrida evita que esse ressecamento ocorra ou se acentue, e também contribui para manter a flexibilidade e a resistência da pele. Aplique com movimentos delicados e use ao menos duas vezes por dia, pela manhã e à noite.

Escolha um produto específico

Em tese, usar um hidratante para o rosto na área dos olhos é possível, desde que o produto não inclua ativos mais potentes, com ácido retinóico ou ácido salicílico.

“Porém, é sempre preferível optar por fórmulas específicas para as pálpebras, pois elas passam por testes oftalmológicos”, esclarece a dermatologista Silvia Zimbres. Ou seja, o fabricante avalia e atesta que elas podem ser usadas sem riscos nessa região.

Escolha a formulação mais adequada

Alguns ativos são especialmente interessantes para tratar a área dos olhos. É o caso do ácido hialurônico, que hidrata e tem efeito preenchedor, ou seja, deixa as linhas menos evidentes.

“As ceramidas agem preenchendo o espaço entre as células da epiderme e isso faz com que a pele ganhe um aspecto mais uniforme e mais bonito”, diz o dermatologista Luís Pascoal. O esqualano é altamente hidratante. Alguns óleos vegetais, como o de rosa mosqueta e o de semente de uva, trazem emoliência e contribuem para dar flexibilidade. E peptídeos têm ação tensora imediata – a pele fica temporariamente mais esticada.

Certas substâncias ácidas, como o ácido biônico e a gluconolactona (ambos da família dos poli-hidroxiácidos), até podem ser utilizadas para minimizar linhas à volta dos olhos e olheiras.

Elas são mais suaves do que ácidos mais conhecidos, com o retinóico e o glicólico, mas mesmo assim podem causar uma leve irritação, principalmente no início do tratamento. “Recomendo que os pacientes os utilizem em dias alternados, pois isso faz com que a pele desenvolva tolerância a esse tipo de componente”, explica Silvia Zimbres. “Após algumas semanas, o uso pode passar a ser diário.”

“Antioxidantes também são muito úteis”, esclarece a dermatologista Amanda Carniello. Vitamina E e chá  verde, entre outros ativos do tipo, ajudam a blindar a pele contra a ação nociva dos raios solares.

Aplique acima e abaixo do olho

Tanto a pálpebra de cima como a de baixo precisam de cuidados. Então, o ideal é estender a aplicação do produto para as duas áreas. “Só evite a pálpebra móvel, ou seja, a área que recobre o olho”, indica Luís Pascoal.

Além de cuidar, proteja

Os raios solares acentuam olheiras e têm relação direta com o surgimento da flacidez e das rugas. Para minimizar sua ação, use óculos de sol sempre. E se tiver olheiras muito marcadas, vale aplicar filtro solar sobre elas, apenas tome dois cuidados.

O primeiro é escolher uma formulação com filtros físicos (dióxido de titânio e óxido de zinco são os principais), pois protetores que incluem filtros químicos têm mais chance de provocar irritação ocular. O segundo é não passar o produto além das olheiras. Se ele chegar muito perto da linha dos cílios, pode acabar escorrendo para os olhos, provocando incômodo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.