A Galeria Casa de Raúl Sánchez Architects é um encontro entre casa, hotel e galeria de arte

A Raúl Sánchez Architects concluiu recentemente o projeto The Gallery House, um conceito único, que está em conjunto com o recém-concluído Espai Saó, parte de um conjunto de intervenções realizadas para a vinícola Mas Blanch i Jové. A casa localizada na pequena cidade de La Pobla de Cérvoles, em Lleida, província da Catalunha, é um encontro entre uma casa de família, um pequeno hotel e uma galeria de arte.

gallery-house-lerida-raul-sanchez5
Dining area

“Em 2017, os proprietários da vinícola Mas Blanch i Jové decidiram comprar uma casa antiga perto da vinícola, com o objetivo de reformá-la para acomodar o crescente número de visitantes da vinícola, mas também para ser usada em toda a família em suas reuniões na pequena vila. No processo de conceituação do projeto, propusemos relacionar a casa à experiência artística da própria vinícola, representada pelo jardim de esculturas: todos os anos, um renomado artista-escultor é convidado a construir uma escultura nas vinhas, com total liberdade de assunto, localização e material. Ao redor do jardim, há obras de Joan Brossa, Frederic Amat, Evru, ou as mais recentes de Eva Lootz. A partir de agora, cada artista será solicitado a fazer uma pequena intervenção na casa, criando uma experiência conjunta na visita às diferentes instalações da vinícola. O projeto propõe uma divisão clara e precisa da casa por meio de uma cruz estabelecida em planta e seção, que abre quatro janelas enormes em cada uma das fachadas da casa, colocando-a em contato próximo com a paisagem pitoresca do local. Essa cruz ocupa e resolve os espaços de circulação, ampliados para acomodar mais funções do que a própria distribuidora. Esses espaços são revestidos com chapas de aço, um material de identificação da própria vinícola, onipresente nas esculturas e obras que Josep Guinovart, um renomado artista, amigo íntimo dos proprietários, fez ao longo de sua vida para a vinícola. O aço, frio e não material doméstico, representa os espaços de exposição, alojados nesta cruz. Ao redor, os espaços domésticos são implantados, com uma materialidade completamente oposta: argamassas, cimentos e tons de cinza nos espaços comuns do térreo; e madeira, cerâmica e espelhos nos quartos no andar de cima. A colisão de materiais é direta no piso superior: do espaço metálico e frio das áreas de exposição, é possível acessar, através de uma porta com acabamento diferente de cada lado, os ambientes de madeira acolhedores e confortáveis ​​dos quartos. O ponto crucial da casa é o centro da cruz, resolvido por uma pequena ponte que sobrevoa o térreo e a partir da qual as quatro grandes janelas se abrem sem moldura: dois bancos pequenos para admirar a paisagem acabam com os eixos dos quartos ; dois vazios de altura dupla estrelam nos lados restantes. No térreo, a distribuição ocorre em torno de um bloco de cozinha, banheiros e armazéns, conectando todas as áreas em um caminho circular, aumentando a complexidade interior e passando por espaços de alturas variadas, comprimindo e descomprimindo os espaços.
No piso superior, cinco quartos com banheiros próprios ocupam os quatro cantos. O mesmo tipo de quarto recebe cinco variantes, em particular nos banheiros, cada uma de uma cor diferente, destacada pela junção entre os azulejos, a pintura das paredes e a cor das próprias pias. Lá fora, algumas intervenções denotam o novo caráter da casa: as quatro novas janelas, que atravessam as fachadas, com uma escala estranha à própria casa; o revestimento de carpete das escadas de acesso em aço cor-dez; os novos perfis do mesmo material, bem como o pórtico da entrada, e uma maior homogeneidade nos acabamentos externos. Uma nova cerca de dez chapas de aço fecha a casa do lado de fora e, de acordo com o ângulo, fecha ou abre a casa diante do transeunte ”, explica Raúl Sánchez

gallery-house-lerida-raul-sanchez2
Entrance area
gallery-house-lerida-raul-sanchez3
gallery-house-lerida-raul-sanchez6
Kitchen
gallery-house-lerida-raul-sanchez7
gallery-house-lerida-raul-sanchez8
Living room
gallery-house-lerida-raul-sanchez10
gallery-house-lerida-raul-sanchez11
Cor-ten steel plates & small bridge
gallery-house-lerida-raul-sanchez13
gallery-house-lerida-raul-sanchez14
gallery-house-lerida-raul-sanchez15
Bedrooms
gallery-house-lerida-raul-sanchez16
gallery-house-lerida-raul-sanchez18
gallery-house-lerida-raul-sanchez19
gallery-house-lerida-raul-sanchez20
gallery-house-lerida-raul-sanchez21
gallery-house-lerida-raul-sanchez22
gallery-house-lerida-raul-sanchez1
Exterior
gallery-house-lerida-raul-sanchez23
Floor plan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.