Por causa do coronavírus, lançamento de filmes em streaming é antecipado

Scroll down to content

‘Aves de Rapina’ e ‘Você Não Estava Aqui’ são alguns dos que chegarão mais cedo a plataformas online
Walter Porto

Cena do filme 'Você Não Estava Aqui'
600Cena do filme ‘Você Não Estava Aqui’ Divulgação

O fechamento de salas de cinema em todo o mundo, devido à pandemia de coronavírus, foi um baque nas receitas de estúdios, que viram os ganhos de bilheteria se reduzirem a níveis irrisórios.

Enquanto exibidores tentam pensar em maneiras de contornar a crise, apelando inclusive para apoios governamentais, as distribuidoras têm recorrido a outro expediente: antecipar o lançamento online de filmes que tiveram sua carreira no cinema abreviada.

A Warner, por exemplo, adiantou a estreia de “Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa”, filme solo da ex-namorada do Coringa que é uma espécie de sequência de “Esquadrão Suicida”, para esta quinta (26), no Google Play e AppleTV.

Cena de 'Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa'
Cena de ‘Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa’ Divulgação

O filme estreou no Brasil em 6 de fevereiro e, cerca de 40 dias depois, os governos estaduais começaram a recomendar o fechamento das salas de cinema, encurtando a vida útil do blockbuster da DC Comics.

Nos Estados Unidos, onde o filme fazia uma bilheteria considerada decepcionante para o tamanho do investimento do estúdio, “Aves de Rapina” também teve sua estreia antecipada no streaming. A diretora Cathy Yan disse ao New York Times que não se opôs à ideia, ainda que ressaltasse que a experiência na sala de cinema era sempre melhor.

Outro filme que teve sua estreia antecipada nas redes foi “Você Não Estava Aqui”, de Ken Loach, distribuído no Brasil pela Vitrine. O cinéfilo em quarentena poderá ver o filme, que competiu Festival de Cannes no ano passado, a partir de 1º de abril nas plataformas Now, iTunes, Vivo Play, Google Play e YouTube Premium​.

Tendo estreado em 27 de fevereiro, o longa sobre a “uberização” de uma família de trabalhadores teve pouco mais de duas semanas de carreira no circuito brasileiro.

Na indústria americana, a Universal Pictures foi o estúdio que tomou a frente nesse tipo de iniciativa, adiantando o lançamento online de filmes que ficaram pouco tempo em cartaz, como o horror “The Hunt” (a caçada), a adaptação de Jane Austen “Emma” e “O Homem Invisível”, terror que estreou no Brasil em fevereiro.

O braço brasileiro da distribuidora não respondeu à reportagem sobre a possibilidade de o movimento ser replicado também por aqui.

O avanço do coronavírus fez a Universal ir além e tomar uma iniciativa inusitada –programar, nos EUA, a estreia de “Trolls World Tour” para 10 de abril nos cinemas que estiverem abertos no país e, simultaneamente, nas plataformas de streaming.

O movimento representa a quebra de um certo tabu para os grandes estúdios cinematográficos, que sempre se mostraram resistentes à diminuição da janela entre lançamentos em cinemas físicos e online. Quem sabe o coronavírus não sirva para acelerar a mudança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: