Pesquisadores de Stanford criam privada que faz reconhecimento anal por algoritmos

Scroll down to content

Publicação na revista ‘Nature’, mostra equipamento que poderia ser usado para a detecção de diferentes tipos de doença, incluindo câncer

Privada conectada faz reconhecimento biométrico do ânus 

Cientistas da universidade Stanford, nos EUA, criaram uma privada inteligente que usa algoritmos e sensores de movimento para detectar a saúde dos usuários – o aparelho analisa urina e fezes, além de fazer o reconhecimento do ânus por imagem. O estudo foi publicado na edição de 6 de abril da revista Nature, uma das mais respeitadas publicações científicas do mundo. 

“Sabemos que parece estranho, mas a sua impressão anal é única”, afirmou em comunicado Sanjiv Gambhir, pesquisador que liderou o estudo. Segundo ele, o invento poderia ser usado para identificar sinais de câncer de cólon e de próstata. A ideia é que o equipamento possa fazer monitoramento contínuo, parte da rotina das pessoas – é algo feito em outras áreas de saúde, por exemplo, por relógios conectados, como o Apple Watch. 

“Todo mundo usa o banheiro – não tem como evitar – e isso aumenta o valor desse equipamento como detector de doenças”, falou Gambhir. 

Nos modelos apresentados, a privada tem sensores de pressão que a colocam em funcionamento quando alguém senta. Câmeras registram as fezes – os dados são enviados para um servidor criptografado na nuvem que procura inconsistências que indicam problemas de saúde. O mesmo se aplica ao ânus do usuário. Em relação à urina, sensores detectam o fluxo, a velocidade e o volume produzido.

Até o o momento, a privada conectada foi testada em 21 pessoas – em um estudo com outras 300 pessoas, 52% disseram se sentiriam confortáveis de alguma forma ao utilizar o equipamento. Ainda não há indicações de uso amplo e comercial do aparelho. 

“Para ter todos os benefícios da privada inteligente, os usuários devem ficar tranquilos com uma câmera que escaneia seus ânus”, disse Gambhir. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: