
A firma de pesquisas Canalys divulgou na última sexta-feira suas estimativas de vendas do mercado de PCs no primeiro trimestre de 2020, já levando em conta o impacto inicial do Coronavírus (COVID-19) tanto na cadeia de produção quanto na demanda mundial.
Globalmente, o mercado registrou uma retração anual de 8% — a maior desde o primeiro trimestre de 2016, quando os números caíram 12%.

Todavia, analisando os números estimados por cada fabricante, a coisa fica bastante feia para a Apple.
Com exceção da Dell, todas as fabricantes registraram quedas em seus números, mas a maior foi a da Maçã: 21%, segundo a Canalys, reduzindo também o seu market share mundial de 7% para 6%.

De acordo com a Canalys, foram vendidos 53,7 milhões de computadores em todo o mundo de janeiro a março, contra 58,3 milhões no mesmo período de 2019. As vendas de Macs, especificamente, teriam caído de 4 para 3,2 milhões. A líder no segmento foi a Lenovo, com 12,8 milhões de vendas (contra 13,4 milhões há um ano).
Apesar da retração mundial e de fábricas fechadas na China, bem como dificuldades de logística, houve também uma demanda inesperada por portáteis destinados a uso em ambientes de home office — provavelmente onde a Dell se deu bem.
A Canalys estima que o restante do ano ainda deverá ser severamente impactado pela pandemia, principalmente considerando que consumidores controlarão mais gastos com eletrônicos e afins. [MacMagazine]
VIA ICLARIFIED