Por Dentro do Ateliê – Urbano Iglesias

Scroll down to content

Vive e trabalha em Rio de Janeiro, RJ.

Figura 1: Sem título | 2018 | Escultura Ferro | 80 x 25 cm

Urbano Iglesias desenvolve esculturas em ferro e madeira em diversos formatos, buscando uma atmosfera de tensão e equilíbrio. Inspirado em Alexander Calder, cria desenhos espaciais numa dinâmica de interação.

Podemos observar em seu trabalho um desejo para o desvio da forma, onde um ondulado vermelho penetra e interage com as linhas rígidas e marcantes do ferro em sua matéria bruta. Urbano cria campos relacionais das formas.

Figura 2: Sem Título | 2018 | Ferro e base de madeira | 90 x 17 x 17 cm

As produções da artista transcorrem por diversas mídias, como performance, fotografia, Após sua formação em arquitetura pela UFRJ, mudou-se para Portugal, onde teve um convívio muito grande com a arte da azulejaria. Isto possibilitou que, mais tarde, desenvolvesse murais em azulejos pintados em diversas estações do metrô do Rio de Janeiro. Seus murais fazem parte do cotidiano carioca e suas esculturas transitam por este olhar e pelos modos de relação com a cidade.

Figura 3:  Sem Título | 2018 | Ferro e madeira | 115 x 40 x 30 cm

Suas esculturas partem de um desenho preciso e estudos de maquetes feitas pelo artista para depois serem levadas à serralheria, constitui de corte, dobras, envergaduras e pintura. Urbano provoca e tensiona as inter-relações dos materiais: ferro e madeira. Num jogo de flexibilidade da rigidez das linhas e esferas, uma combinação de equilíbrio dos elementos, pesos e medidas numa atmosfera em linhas prolongadas em suspensão.

Vídeo do projeto #PorDentrodoAteliê. O arquiteto e artista visual Urbano Iglesias fala sobre seus processos e influências de trabalho, tendo como principal referência os trabalhos de Alexander Calder. 

VISITE A PÁGINA DO ARTISTA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: