Pressionado, Zuckerberg fala em revisar regras de publicação no Facebook

Scroll down to content

Mudança na moderação veio depois que mensagem considerada como estímulo à violência publicada por Trump foi alvo de críticas dos próprios funcionários

Mark Zuckerberg é presidente executivo do Facebook

SAN FRANCISCO – O CEO do FacebookMark Zuckerberg, quer revisar as regras da rede social que permitiram que polêmicas mensagens do presidente dos EUADonald Trump, não fossem moderadas após uma semana de protestos e pressão de funcionários.

“Vamos revisar nossas regras que autorizam a discussão e a ameaça do uso da força por um Estado, para ver se devemos aprovar emendas”, escreveu Zuckerberg em seu perfil, na sexta-feira (5), em mensagem dirigida a seus funcionários. “Dada a delicada história dos Estados Unidos, isso requer atenção especial”, acrescentou.

Diferentemente do Twitter, o Facebook não interveio em uma mensagem do presidente dos EUA que dizia: “Quando os saques começam, o tiroteio começa”, sobre os protestos em apoio a George Floyd que terminaram em distúrbios.

A morte de Floyd, um negro sufocado por um policial branco, em 25 de maio, em Minneapolis, provocou uma onda de mobilizações inéditas em décadas contra a violência policial e o racismo nos Estados Unidos.

“Quero reconhecer que a decisão que tomei na semana passada perturbou, decepcionou, ou machucou muitos de vocês”, disse o fundador da rede social.

Nos dias que se seguiram a várias mensagens controversas de Trump, dezenas de funcionários expressaram seu descontentamento – publicamente ou em privado. Na segunda-feira, eles organizaram uma greve virtual e pelo menos dois engenheiros pediram demissão.

“O Facebook fornece uma plataforma que permite aos políticos radicalizarem as pessoas e fazer apologia da violência”, protestou um deles, Timothy Aveni.

Em seu texto, Zuckerberg detalhou sete áreas que sua empresa planeja submeter à avaliação, embora tenha especificado “que pode não haver mudanças em todas elas”. /AFP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: