Estrela Asia Kate Dillon da série ‘Billions’ pede o fim da distinção de gêneros em premiações

Scroll down to content

Após convite para integrar comitê do SAG Awards, Asia Kate Dillon respondeu com uma carta: ‘Suas categorias preservam a discriminação’
O Globo

Asia Kate Dillon: carta pede o fim das distinções de gênero em categorias de premiações como o SAG Awards Foto: Reprodução

RIO —  Primeiro artista não binário a interpretar um personagem também não binário em uma grande produção da TV americana, Asia Kate Dillon, estrela da série “Billions”, enviou uma carta ao SAG-AFRTA, sindicato dos atores de cinema e televisão dos EUA, pedindo a extinção das definições de gênero nas categorias de premiação.

Segundo a “Variety”, a carta de Asia foi escrita após um convite do sindicato para que ingressasse em um comitê do SAG Awards, láurea da entidade que celebra anualmente os melhores atores e atrizes no cinema e na TV.

Em 2017, Asia já havia tido notoriedade ao questionar publicamente as distinções de gênero adotadas pela TV Academy, responsável, por exemplo, pelo Emmy Awards. Desde então, passou a ser concorrente na categoria de melhor ator coadjuvante, chegando a receber três indicações ao Critics’ Choice Awards, todas por “Billions”, em 2017, 2018 e 2019.

“Separar as pessoas com base no sexo designado e/ou na identidade de gênero não é apenas irrelevante quando se trata do julgamento de uma atuação, como também é uma forma de discriminação. Suas categorias atuais não apenas apagam identidades não binárias, limitando artistas a serem homens ou mulheres, como também servem como endosso ao binarismo em geral, o que acaba preservando outras formas de discriminação, como racismo e violência de gênero”, diz um trecho da carta de Asia, enviada nesta quarta-feira ao sindicato.

“Eu ficaria emocionadx em integrar o comitê, a partir do momento em que vocês alinharem suas categorias de atuação com uma neutralidade de gênero. Tal movimento do SAG seria um sinônimo não apenas de apoio a mim, como a todxs membros não binários”, diz Asia ao finalizar sua carta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: