Imagem de homem negro carregando manifestante da extrema direita ferido viraliza após confrontos em Londres

Scroll down to content

Responsável pelo resgate, o personal trainer Patrick Hutchinson publicou numa rede social: ‘Não é preto versus branco, é todo mundo contra os racistas’

Patrick Hutchinson, apoiador do Movimento “Black Lives Matter”, carrega um simpatizante da extrema-direita ferido na cabeça após confrontos em Londres Foto: DYLAN MARTINEZ / REUTERS

LONDRES –  Uma imagem viralizou nas últimas horas no esteio dos protestos contra o racismo e a violência policial após a morte do americano George Floyd, assassinado por um policial branco em 25 de maio: um homem negro, apoiador do movimento “Black Lives Matter”, carrega um homem branco ferido, simpatizante da extrema direita segundo presentes no protesto, durante o confronto entre manifestantes dos dois movimentos e policiais nas ruas de Londres, no sábado. O momento foi capturado pelo fotógrafo da Reuters, Dylan Martinez, e mostra a sequência em que o homem branco é salvo por Patrick Hutchinson, um personal trainer e treinador de atletismo.

O personal trainer Patrick Hutchinson, que participava de ato do movimento Black Lives Matter em Londres, carrega um homem branco ferido, simpatizante da extrema-direita, durante o confronto entre manifestantes dos dois movimentos e policiais nas ruas da capital britânica Foto: DYLAN MARTINEZ / REUTERS

O homem havia sido colocado nos degraus que levavam ao Royal Festival Hall, no centro de Londres, e estava sendo espancado, antes que outros manifestantes contra o racismo surgissem para protegê-lo, segundo contam jornalistas da Reuters que estavam no local.

O homem ferido havia sido colocado nos degraus que levavam ao Royal Festival Hall, no centro de Londres, e era espancado até que outros manifestantes contra o racismo surgiram para protegê-lo Foto: DANIEL LEAL-OLIVAS / AFP

Em uma rede social, Hutchinson confirmou que foi ele que ajudou o manifestante: “Salvamos uma vida hoje”, disse na sua conta do Instagram. Com o #Black Lives Matter, ele acrescentou:  “Não é preto versus branco, é todo mundo contra os racistas. Tínhamos a proteçao um do outro e protegemos aqueles que precisavam de nós”.

Hutchinson também publicou foto dele com outros amigos que participaram dos protestos e ajudaram a resgatar o homem ferido.

Homem negro resgata manifestante de extrema-direita durante o confronto nas ruas de Londres Foto: DYLAN MARTINEZ / REUTERS

Amigos e seguidores elogiaram as ações do personal trainer, como destacou o jornal inglês “Daily Mail”:

“Vi essa foto e senti tanto orgulho, poder e humanidade pelo que vocês fizeram, grande respeito”, diz um dos comentários da foto.

Outro disse: ”É isso que eu quero ver. Um homem verdadeiramente incrível. Nada além de respeito”.

Hutchinson ja havia publicado na semana passada mensagens de apoio a Floyd, que morreu asfixiado depois que um policial de Minneapolis se ajoelhou no pescoço dele por mais de oito minutos enquanto ele estava algemado. No post, Hutchinson usou as hashtags #blackouttuesday, #enoughisenough e #justiceforGeorgeFloyd.

Patrick Hutchinson e os amigos antes da manifestação em Londres Foto: Instagram

O confronto em Londres deixou dezenas de feridos e mais de 100 pessoas foram detidas pela polícia. O movimento Black Lives Matter fazia seu protesto nas ruas da capital inglesa quando integrantes de movimentos da extrema-direita como o Britain First foram às ruas para proteger monumentos que viraram alvo dos protestos  por ligações com a história colonial.

O encontro se deu na Trafalgar Square e a polícia tentou separá-los. Alguns manifestantes jogaram garrafas e latas e dispararam fogos de artifício. A foto foi feita perto da estação de metrô Waterloo, no centro de Londres.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: