Quartos aconchegantes: veja como preparar o ambiente para o inverno

Scroll down to content

Dicas de cores, iluminação e acessórios para deixar o seu ninho ainda mais confortável
POR NÁDIA SIMONELLI

A decoração do quarto é sempre pensada para privilegiar os momentos de descanso. E, com a chegada do inverno, essa demanda aumenta ainda mais. Afinal, nada como garantir um cantinho aconchegante para aquela preguiça gostosa que os dias mais frios trazem. Então, que tal dar uma revisada no ambiente e ver o que pode ser trocado para deixá-lo ainda mais convidativo? Para ajudar, falamos com a arquiteta Cristiane Schiavoni, que deu algumas dicas para essa transformação. Confira abaixo!

Aposte em cores mais fechadas

Quartos aconchegantes: veja como preparar o ambiente para o inverno (Foto: Getty Images)
Neste quarto, os tons terrosos deixam o clima mais acolhedor (Foto: Getty Images)

As cores que lembram a paisagem do inverno são mais fechadas e aí entram os tons terrosos, que trazem sensação de aconchego. Os tons de vinho, azuis mais sóbrios e marrons também são uma boa pedida. Se você não quiser mudar a cor das paredes, aposte em adicionar esses tons em peças menores. “É hora de tirar aquele frescor do verão e buscar cores e texturas que abracem o ambiente. Sugiro tons mais quentes nas colchas, mantas e almofadas”, conta Cristiane.

Troque só os acessórios

Quartos aconchegantes: veja como preparar o ambiente para o inverno (Foto: divulgação )
Mantas e almofadas da marca Magma, à venda na Thirty Seven Trend

E não pense que você precisa fazer uma reforma ou um grande investimento para deixar seu quarto mais aconchegante no inverno. “Não faltam itens decorativos que contribuam para o aconchego dos ambientes”, explica a arquiteta. Agora é hora de usar muitas almofadas, mantas e colchas, por exemplo. “Para todos os elementos de tecido, a escolha deve ser por peças produzidas em malhas, linhos ou lãs, que ajudam a aquecer”, completa. Em resumo: as texturas macias ao toque são importantes nesse quesito, então opte por elas.

Iluminação valoriza o aconchego

Quartos aconchegantes: veja como preparar o ambiente para o inverno (Foto: Carlos Piratininga)
Neste quarto, assinado pela arquiteta Cristiane Schiavoni, a luminária pendente traz iluminação pontual (Foto: Carlos Piratininga)


“Recursos de iluminação mais aconchegantes são mais do que bem-vindos no inverno. E, nesse caso, uma ideia é colocar abajures com luz amarela”, explica Cristiane. A iluminação não pode ficar de fora dos projetos de interiores, principalmente nos quartos. “Ela é capaz de mudar completamente a atmosfera dos ambientes”, completa. Assim, vale investir em lâmpadas com temperatura quente, ou seja, as amareladas. Outro recurso capaz de criar uma atmosfera intimista é a iluminação indireta. Esse efeito pode ser alcançado com abajures, pendentes ao lado da cama ou arandelas.

Coloque um tapete macio

Quartos aconchegantes: veja como preparar o ambiente para o inverno (Foto: URBAN OUTFITTERS)
Um tapete no quarto garante um clima mais quentinho (Foto: Urban Outfitters)

Os tapetes são um ótimo curinga da decoração. Fáceis de trocar, eles são capazes de criar sensações de acochego nos ambientes. No verão, os modelos de fibra natural são ideais. Já no inverno, vale investir em um modelo de textura mais macia, como algodão, por exemplo. Se o piso do ambiente for frio, como pedra ou porcelanato, eles são fundamentais nos meses mais gelados do ano.

Velas criam um clima gostoso

Quartos aconchegantes: veja como preparar o ambiente para o inverno (Foto: Getty Images )
Escolha velas cheirosas e com embalagens bonitas para decorar

Fáceis de incluir na decoração, as velas podem estimular o sentidos, principalmente se forem aromáticas. “Eles têm o poder de criar um clima muito especial no inverno. Se estamos falando de um quarto com banheiro integrado, pode ser uma boa usar as velas durante o banho”, sugere a arquiteta. E você pode escolher modelos com uma embalagem bonita, como estes da foto, porque enquanto elas não estiverem em uso, podem ser um belo elemento de décor.

Roupa de cama com tecidos encorpados

Quartos aconchegantes: veja como preparar o ambiente para o inverno (Foto: Getty Images )
Capriche na escolha da roupa de cama e opte por tecidos mais grossos durante o inverno 

No inverno, vale a pena usar colchas e lençóis com tecidos mais encorpados. E, se você gosta do visual das camas de hotéis, aproveite para combinar cores e estampas e montar uma composição bem aconchegante. “Os cobertores, por exemplo, podem ser combinados com as colchas, dando mais charme e elegância ao conjunto”, explica a arquiteta.

Cortinas

Quartos aconchegantes: veja como preparar o ambiente para o inverno (Foto: Getty Images)
Cortinas de tecido mais encorpado são ideais para o inverno (Foto: Getty Images)

“Enquanto o verão pede cortinas mais finas e fluidas, como as de voal, o inverno requer um tecido de tramas mais fechadas e mais encorpado”, afirma Cristiane. Se as cortinas forem feitas de tecidos muitos finos, o ideal é adicionar uma segunda peça mais grossa e escura para criar um clima mais aconchegante para o inverno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: