Black joy: Dez filmes e séries que celebram a felicidade negra para assistir no fim de semana

Scroll down to content

As experiências de pessoas negras não se resumem ao sofrimento, enfoque de muitas produções audiovisuais. Por isso reunimos uma lista de filmes e séries, sobre temas diversos, com protagonismo negro

T’Challa (Chadwick Boseman) e Nakia (Lupita Nyong’o) no filme “Pantera Negra” Foto: Divulgação

A falta de representatividade de pessoas negras no audiovisual tem sido mais amplamente discutida nos últimos anos, assim como a participação de obras feitas ou protagonizadas por pessoas negras em grandes premiações, como o Oscar. Mesmo quando essa representação acontece, é muito comum vermos personagens que seguem certos estereótipos, ou narrativas que focam em temas como escravidão e racismo.

Trazer reflexões sobre esses aspectos é importante. No entanto, valorizar apenas enredos baseados no sofrimento de pessoas negras pode ser mais uma forma de apagamento. A representação da felicidade negra — que tem sido debatida nos Estados Unidos com o uso do termo black joy — também é considerada uma forma de resistência. Por isso, a baixa valorização ou repercussão de produções voltadas para essas narrativas vem sendo questionada.

Para quem busca opções de histórias diferentes, sem deixar de lado a representatividade, listamos dez filmes e séries recentes, com protagonismo negro, que não tem o sofrimento como enfoque. Vão desde aventuras sobre super-heróis, como “Pantera Negra”, até romances, como “A Fotografia”. Confira:

‘Pantera Negra’ (2018)

O longa conta a história de um super-herói nascido na fictícia nação africana de Wakanda, o príncipe T’Challa (Chadwick Boseman), ou Pantera Negra. Após a morte de seu pai, ele retorna para assumir o trono e garantir a segurança do local. No entanto, é desafiado por velhos inimigos. Ao mesmo tempo que o filme se inspira em antigas tradições africanas, Wakanda é uma nação altamente desenvolvida e tecnológica, remetendo ao movimento afrofuturista.


‘Um Crime Para Dois’ (2020)

O casal protagonista da comédia "Um Crime Para Dois" Foto: Divulgação
O casal protagonista da comédia “Um Crime Para Dois” Foto: Divulgação

Nessa comédia, o casal protagonista, interpretado por Issa Rae e Kumail Nanjiani, está passando por uma crise e pensa em terminar o relacionamento. A caminho de uma festa com amigos, estão discutindo mais uma vez, mas após um acidente eles se veem envolvidos em um assassinato. Com medo de serem vistos como suspeitos pela polícia, o casal decide investigar o caso por conta própria.


‘Grown-ish’ (2018 – atual)

A série "Grown-ish" conta a história da jovem Zoey, que está entrando na universidade Foto: Divulgação/Freeform
A série “Grown-ish” conta a história da jovem Zoey, que está entrando na universidade Foto: Divulgação/Freeform

A série, derivada de “Black-ish” — sitcom sobre uma família afro-americana — conta a trajetória da filha mais velha, a jovem Zoey (Yara Shahidi), que acaba de entrar em uma universidade para estudar Moda. A comédia adolescente acompanha a protagonista que está iniciando a vida adulta e aprende a lidar com os desafios da nova independência.


‘A Fotografia’ (2020)

Protagonistas do romance "A Fotografia" Foto: Divulgação
Protagonistas do romance “A Fotografia” Foto: Divulgação

Após a morte inesperada de sua mãe, uma famosa fotógrafa que dedicou a vida à profissão, Mae (Issa Rae) tenta superar a perda. Ao revirar alguns pertences antigos, ela encontra uma velha fotografia, com um amante do passado do qual nunca ouviu falar, e decide buscar mais informações. É quando Mae conhece Michael (Lakeith Stanfield), o jornalista que está escrevendo sobre a morte de sua mãe. O romance apresenta duas linhas do tempo diferentes, variando entre passado e presente.


‘Queen Sono’ (2020 – atual)

Para os fãs de histórias de espionagem, a série sul-africana  acompanha a trajetória da espiã Queen Sono (Pearl Thusi), que faz parte de uma organização secreta do governo. Em paralelo ao seu trabalho, ela tenta descobrir a verdade sobre a morte de sua mãe, uma ativista política que faleceu quando Queen ainda era criança. Durante as investigações, a protagonista acaba se envolvendo em uma rede de negócios  perigosa.


‘Homecoming’ (2019)

Beyoncé, em "Homecoming" Foto: Divulgação/Parkwood Entertainment Newsletters
Beyoncé, em “Homecoming” Foto: Divulgação/Parkwood Entertainment Newsletters

O documentário mostra o show da cantora Beyoncé no festival Coachella, em 2018, no qual foi a primeira mulher negra a se apresentar como atração principal. Além de exibir a apresentação, o filme mostra os meses de preparação para o espetáculo, no qual diversos elementos da cultura negra são celebrados. A cantora também fala sobre as dificuldades em retomar aos ensaios após o nascimento de seus filhos gêmeos.


‘Notas de Rebeldia’ (2020)

Elijah, protagonista do filme "Notas de Rebeldia" Foto: Marie ETCHEGOYEN / Divulgação
Elijah, protagonista do filme “Notas de Rebeldia” Foto: Marie ETCHEGOYEN / Divulgação

Elijah (Mamoudou Athie) é um jovem de Memphis, nos Estados Unidos, que está dividido entre o sonho de se tornar um grande sommelier de vinhos e as expectativas que seu pai tem de que continue com os negócios da família, na churrascaria herdada de seu avô. Ele se divide entre o trabalho no restaurante e em uma loja especializada em vinhos, mas não conta com o apoio do pai para seguir na carreira que tanto deseja.


‘A incrível Jessica James’ (2017)

Jessica (Jessica Williams) é uma jovem aspirante a dramaturga que vive em Nova York e dá aula de teatro para crianças. Enquanto espera a carreira engrenar e recebe muitas respostas negativas sobre suas peças, ela tenta superar o fim do relacionamento com o ex-namorado. Por insistência de uma amiga, conhece Boone (Chris O’Dowd), que também passou recentemente por um divórcio, e os dois desenvolvem uma inesperada ligação.


‘Mister Brau’ (2015 – 2018)

O casal Mister Brau e Michele Foto: Divulgação
O casal Mister Brau e Michele Foto: Divulgação

A série nacional conta a história de Mister Brau (Lázaro Ramos) e Michele (Taís Araújo). Ele é um cantor popular e ela sua esposa, coreógrafa e empresária. O casal bem sucedido vive brigando, mas não vivem um sem o outro e sempre se apoiam nos momentos difíceis. A produção aborda reflexões, por exemplo, sobre diferenças de classes sociais, mas sempre de forma leve e bem humorada.


‘Ritmo + Flow’ (2019 – atual)

Os jurados Tip Harris, Cardi B e Chance The Rapper Foto: Adam Rose / Divulgação/Netflix
Os jurados Tip Harris, Cardi B e Chance The Rapper Foto: Adam Rose / Divulgação/Netflix

Esse reality show apresenta uma competição musical focada em hip hop. As audições acontecem em Los Angeles, Nova York, Chicago e Atlanta, nos Estados Unidos. Os jurados Tip Harris, Cardi B e Chance The Rapper buscam encontrar a próxima estrela da música. Ao longo dos episódios, eles também pedem conselhos a grandes nomes do meio, como Snoop Dogg.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: