Os melhores plug-ins VST EQ 2020: os melhores equalizadores para o seu DAW

Scroll down to content

Por Ronan Macdonald

Juntamente com o compressor , o equalizador é um dos dois plugins mais importantes na caixa de ferramentas DAW do produtor / engenheiro .

De fato, não é exagero sugerir que praticamente todos os canais de cada mix devem ter um EQ inserido quase como uma questão de naturalidade, pois o equilíbrio de frequências entre os constituintes sônicos de qualquer faixa – tanto díspares quanto relacionados – é absolutamente parte fundamental do processo de mistura.

Felizmente, então, o mercado de software está repleto de plugins EQ incríveis, com preços em todos os lugares, de graça a centenas de libras. E enquanto as unidades de equalização de hardware são funcionalmente restritas pelas leis da fisicalidade e das considerações de custo, seus sucessores de software não conhecem tais limites tecnológicos.

Um exemplo é o aumento revolucionário dos plug-ins dinâmicos e automáticos de equalização nos últimos anos, aplicando cortes e aprimoramentos em resposta ao nível de volume da faixa de frequência alvo e levando-nos a um passo mais perto do controverso sonho da IA- mistura acionada, respectivamente.

Independentemente do tipo de música que você produz, dedicar algum tempo para encontrar um plug-in de equalização que atenda às suas necessidades e fluxo de trabalho é algo que simplesmente precisa ser feito, para levá-lo à frente da curva (resposta), aqui temos arredondamos o que consideramos serem oito dos melhores exemplos disponíveis hoje.

Talvez valha a pena notar que, conscientemente, evitamos incluir qualquer um dos clássicos antigos que geralmente aparecem em listas semelhantes, optando por focar em projetos mais avançados e progressivos.

As duas emulações de hardware que fizeram o corte são comparativamente modernas e, poderíamos argumentar, ficam perfeitamente à vontade entre uma empresa indiscutível da próxima geração – mas nada disso significa que todos esses Pultecs, Manleys e SSLs bem estabelecidos ainda não são tão desejáveis ​​como sempre.

Os melhores plugins VST EQ 2020

1. FabFilter Pro-Q 3

Mac / PC | VST / AU / AAX £ 134

Tendo se tornado um padrão do setor na última década, o equalizador abrangente, mas acessível, do FabFilter alcançou novos patamares com o lançamento da v3 em 2019.

O Pro-Q 3 foi adicionado ao que já era um equalizador admirável, flexível e soberbo, com um punhado de novos recursos bem-vindos, as manchetes sendo o modo Dinâmico e as opções intermediárias em cada uma de suas 24 bandas e a capacidade de visualizar os analisadores de espectro para todas as instâncias em execução do plug-in em cada uma, facilitando a identificação de problemas de mascaramento.

Se pudéssemos ter apenas um EQ em nosso armário, provavelmente seria esse.

Leia FabFilter Pro-Q 3 avaliação

2. oeksound soothe2

Mac / PC | VST / AU / AAX £ 179

Rapidamente se tornando tão onipresente quanto o Pro-Q 3, o “supressor de ressonância dinâmica” da oeksound usa processamento espectral para detectar aspereza e desagradabilidade frequencial geral no sinal da fonte e, em seguida, neutraliza-o automaticamente, anotando-o em tempo real.

A versão 2 introduziu o modo Soft, tornando as tolerâncias e os intervalos de ajuste menos extremos para facilitar o fluxo de trabalho; cobertura total da faixa de frequência de 20Hz a 20kHz; muito mais em termos de parâmetros de banda de EQ; e controles de envelope para ajustar a resposta global.

Único na abordagem do equalizador dinâmico e milagroso na capacidade de aprimorar instrumentos, barramentos e mixagens, o soothe2 é uma tentativa obrigatória.

Leia mais sobre Oeksound Soothe 2

3. Kush Audio Clariphonic DSP MkII

Mac / PC | VST / AU / AAX $ 199

Uma emulação codificada com rapidez do fabuloso hardware de montagem em rack de Kush, o Clariphonic DSP MkII é inteiramente dedicado ao aprimoramento de altas frequências.

Cada um de seus dois canais (configurável como Dual Mono, Estéreo ou Mid-Side) abriga dois módulos de EQ somente de reforço: Foco e Clareza. O foco pode operar como uma campainha larga ou EQ nas prateleiras nas 800Hz ou 3kHz, enquanto o Clarity oferece um impulso nas prateleiras nas 4, 8, 18 ou 34kHz.

O sistema de seleção acionado por switch é um pouco ensangüentado ao espelhar o hardware original, mas a bela transformação de ponta que esse plug-in peculiar traz para a mesa de mixagem e masterização deve ser ouvida para se acreditar.

Leia a Kush Audio Clariphonic DSP MkII revisão

4. Sound Radix SurferEQ 2

Mac / PC | VST / AU / AAX / RTAS | $ 199

Enquanto os equalizadores dinâmicos ajustam automaticamente seus ganhos de filtro em resposta à amplitude do sinal recebido, o SurferEQ 2 rastreia o tom de um sinal de entrada monofônico e muda as frequências de seus filtros para cima e para baixo para manter um corte ou aumento consistente de notas específicas à medida que a melodia progride.

É uma coisa muito inteligente, e a adição de entrada MIDI triggering e sidechain (permitindo que uma fonte ‘surfe’ o EQ aplicado a outra) na v2 abordou nossos únicos problemas importantes com o lançamento original, enquanto a função Spectral Gate trouxe uma dinâmica baseada em ângulo em jogo. 

Nicho, certamente, mas nenhum outro EQ pode fazer o que o SurferEQ 2 pode fazer.

Leia Sound Radix SurferEQ 2 avaliação

5. Eiosis AirEQ Premium

Mac / PC | VST / AU / AAX $ 79

Este plugin extremamente elegante do desenvolvedor francês Eiosis soa tão bem quanto qualquer EQ – hardware ou software – que já ouvimos, e é abençoado com uma variedade de controles especializados que lhe conferem personalidade própria.

As sete bandas principais são incrivelmente versáteis, com processamento independente dos canais esquerdo / direito ou médio / lateral, e as opções Bell, Steep Bell e Shelf. No entanto, o controle deslizante Fire / Water Character e as faixas extras Earth / Air são as pièces de résistance, as primeiras a influenciar a resposta geral, e Earth and Air são maravilhosamente eficazes prateleiras ultra-altas e baixas.

Elegante, poderoso e surpreendentemente acessível.

Leia a revisão do Eiosis AirEQ

6. Teoria Sonora Gullfoss

Mac / PC | VST / AU / AAX £ 150

Outro ‘EQ automático’ altamente individual, o Gullfoss (nomeado após uma cachoeira na Islândia) é completamente desconcertante à primeira vista, com seus estranhos controles ‘Recuperar’, ‘Domesticar’ e ‘Viés’. 

Porém, quando você pensa no conceito de equilíbrio dominante / dominado, ele se mostra bastante intuitivo e rapidamente se torna um solucionador de problemas. 

Atualizando sua curva de resposta em frequência 300 vezes por segundo e aplicando de forma inteligente um “modelo de percepção auditiva computacional” proprietário que ‘saiba’ quais sons devem ser suprimidos ou enfatizados, a transparência com a qual suaviza e melhora tudo, de instrumentos únicos a mixagens completas, é surpreendente.

Leia a revisão do Soundtheory Gullfoss

7. Universal Audio EQ4

Mac / PC | VST / AU / AAX £ 175

Uma das joias da coroa do fabricante de hardware de estúdio Mäag Audio, em Utah, o EQ4 em formato de lancheira ocupa um assento na, er, mesa superior dos sistemas de equalização – e a emulação da Universal Audio o coloca nas mãos virtuais do UAD-2 e proprietários de sistemas Apollo por uma fração do preço real.

Cinco bandas de frequência fixa (10Hz, 40Hz, 160Hz, 650Hz e 2.5kHz) oferecem até + 15 / -4,5dB de corte ou reforço cada uma, enquanto a lendária banda Air disca até 20dB de reforço em 2,5, 5, 10 , 20 ou 40 kHz.

Ridiculamente fácil de usar e positivamente transcendental em seu levantamento de alta frequência, o Mäag EQ4 é um clássico moderno.

Leia Universal Audio Mäag EQ4 avaliação

8. DMGAudio EQuilibrium

Mac / PC | VST / AU / AAX / RTAS | £ 175

Pode-se dizer que salvamos o melhor até o último, pois o plug-in flexível do DMG foi descrito em nossa revisão como “definitivamente revolucionário” e “absolutamente essencial”.

Um playground de construção modular, o EQuilibrium permite genuinamente a construção do equalizador dos seus sonhos, seja um modelo ‘musical’ de estilo vintage, um exemplo contemporâneo de alta precisão, uma configuração de masterização intensiva da CPU ou um híbrido dos três.

Podem ser criadas até 32 bandas, cada uma produzindo até 36dB de corte ou reforço; as rotas central e lateral são suportadas; e o modo de processamento FIR DSP permite mergulhar profundamente, ajustando a resposta da fase, o tamanho da janela e muito mais. Verdadeiramente extraordinário.

Leia a revisão do DMGAudio EQuilibrium

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: