Home office com natureza: 15 projetos para inspirar

Scroll down to content

O contato com um jardim pode ser um grande aliado em termos de produtividade para LUIZA QUEIROZ | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Ter um espaço agradável e com boa infraestrutura para trabalhar de casa tem se mostrado cada vez mais essencial, sobretudo durante a pandemia. Trabalhar em um local aconchegante, inclusive, pode significar um rendimento melhor: este estudo constatou que plantas aumentam a produtividade no trabalho remoto. Sendo assim, caso você tenha um quintal, por que não construir seu espaço de trabalho nessa área externa? Ou, caso não tenha, vale trazer o verde das plantas para dentro de casa. Veja estes 15 projetos que apostaram na ideia e criaram locais super aconchegantes para o home office:

1. Espaço reformado

Home office no quintal: 15 projetos para inspirar (Foto: Divulgação)

Antes do projeto do MWArchitects, este quintal abrigava uma antiga casa de banho que corria, inclusive, o risco de desmoronar. Depois da reforma, ela foi transformada em um estúdio que funciona como home office e canto de leitura, e que serve como elemento de transição entre a casa e o jardim. Alguns tijolinhos da antiga casa de banho foram mantidos, e o interior ganhou um décor com muita madeira e tons terrosos para combinar.

2. Janelas de vidro para integração

Home office no quintal: 15 projetos para inspirar (Foto: Viv Yapp)
(Foto: Viv Yapp)

O home office da blogueira Emma Paton, do blog Finlay Fox, é uma boa ideia para quem não quer construir um espaço inteiro exterior no jardim. Com uma grande janela de vidro, o espaço oferece uma boa integração com o jardim, permitindo que os moradores aproveitem muita luz natural e se sintam no jardim enquanto trabalham. Décor neutro e uma estante recheada de livros completam o visual clean para não contrastar e permitir uma integração ainda maior com o exterior.

3. “She-shed” e home office

Home office no quintal: 15 projetos para inspirar (Foto: Reprodução / Instagram @aliceinscandiland)
(Foto: Reprodução / Instagram @aliceinscandiland)

Apaixonada por design de interiores, a blogueira Alice Collyer criou em sua casa este cantinho com muita madeira e aconchego em meio ao seu jardim! Com espelhos e plantinhas, a banqueta com cadeira é ideal para o home office, oferecendo sossego e privacidade. O local também funciona como um “she-shed” (versão feminina da man-cave) para relaxar lendo um bom livro na poltrona turquesa, que funciona como um ponto de cor para o restante do décor neutro.

4. Pré-fabricado

Home office no quintal: 15 projetos para inspirar (Foto: Divulgação)

Madeira é a chave deste home office produzido pela empresa de arquitetura e construção australiana Archiblox, especializada em construções sustentáveis e pré-fabricadas como este estúdio. A madeira, grande estrela da fachada, também é usada para compor os móveis, que ficam quase camuflados. O teto verde e as grandes janelas de vidro, para permitir a entrada de luz natural, criam um ambiente de trabalho no jardim agradável e, ao mesmo tempo, silencioso e privativo.

5. Espaços planejados

FRENCH+TYE ARCHITECTURAL & INTERIOR PHOTOGRAPHY (Foto: French+Tye)
(Foto: French+Tye)
FRENCH+TYE ARCHITECTURAL & INTERIOR PHOTOGRAPHY (Foto: French+Tye)
(Foto: French+Tye)

Este escritório do jardim projetado pelo escritório MWArchitects é cheio de boas ideias: a começar pela claraboia, que permite a entrada de luz verticalmente no ambiente. O recurso, combinado à janela de vidro, que cobre duas paredes, permite que o ambiente fique iluminado de maneira mais uniforme. Em seguida, a parede de tijolinhos logo em frente à mesa de trabalho é um charme extra, criando um clima rústico e aumentando a integração com o jardim. Quer mais? O projeto também conseguiu incluir um chuveiro na entrada do escritório! O aparelho foi colocado atrás de uma das paredes e também ganhou um teto, para permitir que os moradores tenham a sensação de tomar um banho do jardim sem se sentirem expostos.

6. Verde por toda a parte

Home office no quintal: 15 projetos para inspirar (Foto: Ben Tynegate)
(Foto: Ben Tynegate)
Home office no quintal: 15 projetos para inspirar (Foto: Ben Tynegate)
(Foto: Ben Tynegate)

Este escritório assinado pelo Studio Ben Allen, em Londres, foi construído em apenas 20 dias! O projeto utiliza tábuas de madeira encaixadas, de modo que pode ser facilmente desconstruído caso os donos queiram se mudar. O verde está presente tanto no exterior, que tem um formato de tenda, quanto no interior, que pode ser adaptado para virar também um quarto de hóspedes ou um lounge.

7. Contraste

Home office no quintal: 15 projetos para inspirar (Foto: Chris Snook)
(Foto: Chris Snook)

O arquiteto Richard John Andrews projetou para si próprio esta cabana de home office, revestida com painéis de fibra de vidro pretos e ondulados. A fachada mais escura contrasta com o interior, com marcenaria funcional em cores claras. A porta de vidro deslizante garante integração com o exterior, e muita luz natural.

8. Oásis urbano

Home office no quintal: 15 projetos para inspirar (Foto: Andrew Giammarco Photography.)
(Foto: Andrew Giammarco Photography)

Esta cabana desenhada pela firma de design Board & Vellum faz parte de um projeto desenhado para ser um “oásis” urbano. O ofurô compacto oferece espaço para relaxar sozinho ou com amigos, e a cabine de vidro pode ser usada como canto de leitura, home office ou até uma suíte extra. O projeto foi influenciado pela árvore que cresce na propriedade vizinha, e se espalha pela propriedade dos moradores, e a cabana foi projetada em vidro para realçar a natureza do local.

9. Instalação rápida

Home office no quintal: 15 projetos para inspirar (Foto: ZSUZSA DARAB)
(Foto: ZSUZSA DARAB)

Praticidade foi o foco do estúdio húngaro Hello Wood ao projetar esta cabine de trabalho remoto que pode ser instalada na parte externa das propriedades. Feitas de madeira esculpida, a cabine conta com janelas que se espalham ao redor do espaço para garantir a entrada de luz natural. E tem mais: o local conta, ainda, com um sistema de refrigeração integrado para suportar as mudanças climáticas.

10. Relaxante

Home office no quintal: 15 projetos para inspirar (Foto: Edmund Sumner)
(Foto: Edmund Sumner)

Já este cômodo em Londres foi projetado pelo Rise Design Studio para ser um “bunker ao ar livre”. A ideia era criar um ambiente relaxante e que funcionasse como um refúgio para o clima político conturbado no país e no mundo. Revestido em materiais naturais, o grande destaque é o banco junto à janela, para relaxar ou trabalhar enquanto se aprecia a vista do jardim.

11. Camuflado

Home office no quintal: 15 projetos para inspirar (Foto: Shannon McGrath.)
(Foto: Shannon McGrath)

Por pouco esta cabine não passa despercebida em meio ao jardim: toda revestida com hera, o estúdio na Austrália foi desenhado pela arquiteta Matt Gibson para uma escritora em apenas 10 metros quadrados. A conexão com a natureza é quase completa, graças à grande janela de vidro e aos revestimentos naturais do interior.

12. Concreto aparente e madeira

Esta biblioteca externa foi projetada pelo escritório Turner Architects para ser uma extensão da casa principal para uma família. Como a residência principal não poderia ser facilmente alterada para criar um cômodo extra, a solução foi projetar este espaço no quintal que pode ser usado para leitura ou para o home office. O projeto equilibra bem o concreto exposto com o mobiliário em madeira, que aquece o ambiente. A luz natural é garantida pela claraboia e pelas portas de vidro do local.

13. Refúgio

Home office no quintal: 15 projetos para inspirar (Foto: Reprodução / Instagram @hgaarchitects)
(Foto: Reprodução / Instagram @hgaarchitects)

O arquiteto Michael Hara, do estúdio de arquitetura HGA, projetou este espaço no quintal para sua família no começo de 2020, antes do novo coronavírus se espalhar por todo o mundo. Com a pandemia, o local acabou virando essencial na rotina, já que o arquiteto divide o lar com a esposa e 3 crianças pequenas. Hara usou materiais de baixo custo para criar o estúdio, que tem cores claras e décor neutro. A cabana tem muitos cantos onde é possível trabalhar: tanto a mesa tradicional de home office, quanto uma mesa de jantar e um banco perto da janela, de onde se pode apreciar a vista do jardim. A cabana também abriga os livros do casal.

14. Escultural e orgânico

Home office no quintal: 15 projetos para inspirar (Foto: Divulgação)

O “Shoffice” (combinação das palavras em inglês “shed” e “office”, que significam respectivamente “galpão” e “escritório”) é um home office no jardim desenhado pelo Platform 5 Architects com formas orgânicas e arredondadas.O pavilhão foi construído no quintal de uma casa de 1950, em Londres, e seu interior é revestido em carvalho. Com uma claraboia, porta de vidro do chão ao teto, e luzes embutidas no teto, o espaço garante boa iluminação para se trabalhar em qualquer momento do dia. Como resultado do design e arquitetura originais, o “Shoffice” acaba sendo uma mistura de escultura e funcionalidade.

15. Translúcido

Home office no quintal: 15 projetos para inspirar (Foto: Tim Van de Velde.)
(Foto: Tim Van de Velde)

Usando telhas translúcidas de policarbonato, a arquiteta bélgica Indra Janda, do Atelier Janda Vanderghote, criou este espaço para trabalhar remotamente na casa de seus pais. O material permite a entrada de luz natural, e, no interior, há bastante espaço para trabalhar ou simplesmente relaxar lendo um livro. Vigas de madeira e poltrona completam o clima de aconchego.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: