Microsoft interrompe negociação para compra de operações do TikTok nos EUA, diz WSJ

Scroll down to content

Em entrevista neste domingo, secretário Pompeo disse que governo americano vai agir contra empresas chinesas de tecnologia
O Globo, com agencias internacionais

Diante da pressão do governo Trump, Microsoft suspende negociação para compra do TikTok nos EUA Foto: Bloomberg

NOVA YORK — A Microsoft interrompeu as negociações para comprar as operações do aplicativo chinês TikTok nos Estados Unidos, depois que o presidente Donald Trump se mostrou contrário à negociação. A informação foi divulgada neste domingo pelo  “Wall Street Journal”.

Mais cedo, em entrevista à rede americana Fox News, Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, afirmou que a administração Trump entrará em ação contra as empresas chinesas de tecnologia que “estão fornecendo dados diretamente ao governo de Pequim”, o que a Casa Branca classifica como risco para a segurança nacional americana.

— O presidente Trump disse “basta”, e nós vamos corrigir este problema. Ele tomará medidas, nos próximos, dias com relação a uma série de riscos à segurança nacional que são apresentados por software conectados ao Partido Comunista Chinês — afirmou Pompeo.

A declaração do secretário de Estado vem após Trump ter dito a repórteres, na última sexta, que emitirá uma ordem para que a plataforma TikTok seja proibida nos Estados Unidos ainda esta semana.

Nos últimos meses, as autoridades americanas disseram repetidamente o TikTok sob sua atual controladora chinesa, a empresa de software ByteDance, com sede em Pequim, o que significa um risco nacional por causa dos dados pessoais que ela tem acesso.

— São questões de privacidade para o povo americano — acrescentou Pompeo, durante entrevista à Fox News.

Em resposta à possível proibição em solo americano, a ByteDance tinha se mostrado disposta a vender as operações americanas do TikTok para a Microsoft, em uma tentativa de fazer um acordo com a Casa Branca.

Também neste domingo, o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse que o Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos, que apura as implicações de segurança nacional de negócios estrangeiros, estava analisando o possível negócio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: