Arquiteta dá dicas de como eliminar ecos e manter a residência isolada de ruídos externos
POR LÍGIA NOGUEIRA | FOTOS REPRODUÇÃO/ PINTEREST

conforto acústico está diretamente relacionado ao bem-estar e à saúde dos moradores. Por outro lado, ambientes barulhentos podem causar estresse, aumento da pressão arterial, insônia, falhas na memória, falta de concentração e até doenças respiratórias, digestivas e mentais. Não à toa, o ruído é o que a arquiteta Paula Martins, do Rio de Janeiro, chama de “problema invisível”.

“O barulho nos afeta muito mais do que percebemos”, diz a profissional, citando a OMS: de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a poluição sonora ocupa o segundo lugar no ranking das maiores causadoras de doenças, ultrapassando a poluição da água e ficando atrás apenas da poluição do ar. Ainda de acordo com a OMS, ocupamos o quinto lugar no ranking dos países com os maiores índices de poluição sonora. 

Como isolar acusticamente a casa (Foto: Reprodução/ Pinterest)

A boa notícia é que, segundo Paula, “o inimigo pode ser tratado com o isolamento ou tratamento acústico adequado” para que o espaço ofereça as condições ideais de convívio e permanência. Veja a seguir algumas dicas da arquiteta de como isolar acusticamente a casa.

Invista em materiais fibrosos

“Muitas pessoas confundem o condicionamento acústico com o isolamento acústico. Quando queremos tornar um espaço aconchegante, livre dos desagradáveis ecos – sons que parecem confusos, sobrepostos, principalmente em espaços vazios –, usamos materiais capazes de absorver o som. Para termos esse efeito, abusamos dos materiais fibrosos, como tecidos, tapetescortinas e almofadas.

Plantas também ajudam

Jardim vertical: como fazer a manutenção (Foto: Sergio Israel/Divulgação)
(Foto Sergio Israel/Divulgação)

“As texturas, plantas e superfícies com pequenos padrões geométricos também são benéficos, pois tornam o som difuso, refletindo-o em várias direções”, diz Paula. “Quanto mais tivermos esses materiais – absorventes e difusos – em um ambiente, menor será a sensação de desconforto.”

Elimine a passagem de ruído entre ambientes

“Apesar de a decoração conseguir controlar os sons do próprio ambiente, o isolamento acústico pode ser algo mais complicado, pois não há formas caseiras eficientes para minimizar o efeito do ruído externo”, diz Paula. Neste caso, é preciso eliminar a passagem do ruído entre dois ou mais ambientes. Uma das formas em que o som se propaga é através do ar e qualquer brecha ou fresta para a uma área externa barulhenta é suficiente para o ruído entrar.

Aposte em esquadrias de qualidade

“Nos imóveis, os elementos de fachada precisam estar bem vedados e tratados. Esquadrias de qualidade e até mesmo acústicas são fundamentais para bloquear a passagem do som”, explica a arquiteta. Segundo ela, é um mito achar que cortinas e persianas são capazes de promover esse isolamento.

Ar-condicionado

Como isolar acusticamente a casa (Foto: Reprodução/ Pinterest)

“Até mesmo o ar-condicionado de janela serve como passagem para a entrada de som, pois tem comunicação com a parte externa. Por isso, os aparelhos do tipo split são mais indicados.”

Tratamentos isolantes

As paredes também podem ser tratadas com materiais isolantes, formando uma barreira para os sons vindos dos ambientes externos ou limítrofes.” As próprias fachadas podem ser tratadas de forma que se impeça a transmissão do som para a parte interna”, diz Paula.

Muros e jardins verticais

Barreiras acústicas como muros e jardins verticais também criam um bloqueio do som e absorvem os ruídos da rua. “A adaptação dos ambientes deve ser analisada caso a caso, e um profissional qualificado é quem deve avaliar a situação de acordo com a necessidade e as condições do local.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: